Paraná Extra

Secretaria garante que não faltarão leitos para Covid-19

Mesmo com aumento de casos e hospitalizações por conta da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garante que não vão faltar leitos de UTI SUS no Paraná. No momento, 72% das unidades disponíveis em todo o estado estão ocupadas. Segundo a secretaria, existem 898 leitos adulto para tratamento da doença, 649 estão sendo utilizados.

A ocupação dos leitos é monitorada todos os dias e se for necessário a Sesa tem condições de ativar pelo menos 230 unidades.

Nesta semana o governo suspendeu desativações de alguns leitos pelo estado. Desde o começo da pandemia, em março, a Secretaria  abriu 900 leitos de UTI Covid-19. Porém, com a queda no índice de ocupação dos leitos nos últimos meses foram desativadas unidades em 14 municípios. Conforme a Sesa, os municípios que tiveram leitos desativados serão monitorados. Se a ocupação alcançar 75% da capacidade, os leitos serão reativados.

Em Curitiba existem 283 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Conforme boletim divulgado ontem (18) pela Secretaria Municipal da Saúde, a taxa de ocupação está em 82%, contando com 50 leitos livres.

Deixe uma resposta