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Segundo SPC, 58% dos consumidores planejam reduzir gastos em junho

Os consumidores que planejam reduzir os gastos em junho chegam a 58%, de acordo com o Indicador de PropensA?o ao Consumo, calculado pelo ServiA�o de ProteA�A?o ao CrA�dito (SPC Brasil) e pela ConfederaA�A?o Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo a pesquisa, os principais motivos sA?o a tentativa de economizar (23%), os preA�os mais elevados (18%), o fato de estarem endividados (15%) ea reduA�A?o de renda (10%).

A maior parte dos entrevistados diz que nA?o tem sobra nem falta de dinheiro (42%) e 37% dizem estar no “vermelho”, sem conseguir pagar todas as contas. Somente 15% dizem estar com sobra de dinheiro. Excluindo itens de supermercado, na lista dos produtos que os consumidores pretendem comprar em junho, roupas, calA�ados e acessA?rios foram citados por 23%. Em seguida, aparecem os itens de farmA?cia (22%), recarga de celular (18%) e perfumes e cosmA�ticos (13%).

?A quantidade de consumidores no limite de seu orA�amento pode ser reflexo da crise econA?mica, mas tambA�m nA?o se pode desconsiderar a falta de organizaA�A?o financeira, que leva ao acA?mulo de dA�vidas e a todas as consequA?ncias que decorrem do aperto, como o stress e atA� o desentendimento familiar?, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. ?O tempo que o consumidor passa cuidando de suas finanA�as pode determinar se, no final do mA?s, ele estarA? em aperto e em dificuldades ou com as contas em dia.?

O levantamento tambA�m apontou que 42% dos consumidores utilizaram algum tipo de crA�dito em abril. O cartA?o de crA�dito foi a modalidade mais usada (36%), seguido de cartA?o de loja e crediA?rio (14%) e limite do cheque especial (6%). Houve tambA�m utilizaA�A?o de emprA�stimos (4%) e financiamentos (3%), modalidades com critA�rios de concessA?o mais rigorosos.

Entre os consumidores que usaram o cartA?o de crA�dito em abril, 36% relataram aumento do valor da fatura, enquanto que para 38%, o valor permaneceu o mesmo, e para 25% houve diminuiA�A?o.

O valor mA�dio reportado foi de R$ 917,30, desconsiderando-se os 30% que nA?o souberam responder exatamente quanto gastaram no cartA?o. Os itens de supermercado lideraram a lista de bens comprados, citados por mais da metade desses entrevistados (59%). Em seguida, 58% mencionaram a compra de remA�dios e itens de farmA?cias.

Para Marcela Kawauti, uma forma de evitar o desequilA�brio A� nA?o contratar um limite que comprometa toda a renda.

?O consumidor com dificuldades de exercer o autocontrole na hora das compras deve evitar limites muito altos. Se o valor da fatura for igual ou prA?ximo A� sua renda, sA?o grandes as chances de esse consumidor acabar no rotativo, pagando juros que excedem 400% ao ano?, afirmou.

A maior parte dos entrevistados (46%) disse que A� difA�cil ou muito difA�cil contratar emprA�stimos e financiamentos no banco, enquanto apenas 16% avaliam como fA?cil. Um quinto (21%) dos consumidores afirmou que, em abril, teve crA�dito negado em alguma loja, sendo que 9% foram barrados por estarem negativados, 4% devido A� renda insuficiente e 3% por nA?o poder comprovar a renda.

De acordo com o indicador do SPC Brasil e da CNDL, 47% dos consumidores que tA?m essas modalidades de crA�dito ativas atrasaram o pagamento de parcelas, sendo que 18% ainda estA?o com parcelas atrasadas.

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