Paraná Extra

Termina nesta sexta concurso para batizar a onça negra de Itaipu

Os internautas têm até as 17h desta sexta-feira (7) – horário de Brasília – para sugerir nomes para batizar a oncinha nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional. Lançado no dia 27 de junho, aniversário de seis meses da filhote, o concurso “Cansei de ser Chamada de Oncinha” já teve mais de 2,3 mil participações na fanpage da Itaipu (www.facebook.com/ItaipuBinacionalOficial).

Cada pessoa poderá sugerir até três nomes. No total, cinco serão selecionados por uma comissão interna e participarão da etapa final, que terá a interatividade do público, também via Facebook.

Premiação

Os cinco participantes que tiverem suas sugestões selecionadas para a segunda etapa irão ganhar cortesias em alguns dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, com direito a um acompanhante. Se o participante não residir na região de Foz do Iguaçu, também terá direito a passagem aérea para si e para o acompanhante.

Dos cinco selecionados, o participante que tiver o nome escolhido na votação final também ganhará um smartphone, cuja especificação será divulgada juntamente com o lançamento da segunda etapa do concurso.

Importância do nome e histórico

Segundo o médico veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, dar um nome à oncinha ajuda a criar um vínculo com o animal, além de envolver o público com a questão da proteção da biodiversidade.

Os pais da oncinha, Nena e Valente, são animais resgatados. Tiveram seus pais mortos por caçadores. A Itaipu levou 14 anos para conseguir formar um casal. A oncinha deverá permanecer por um ano com a mãe. Em 2018, Nena e Valente voltam a namorar para novas tentativas de reprodução.

Veja as regras da votação

1 – Os participantes deverão apresentar suas sugestões exclusivamente por meio de comentários no post específico do concurso (e não via mensagem privada ou outros meios de comunicação com a Itaipu Binacional). O acesso direto pode ser feito pelo link https://goo.gl/VmT2gn.
2 – A sugestão deverá ser feita por meio do perfil pessoal do participante (não serão aceitas sugestões de páginas ou grupos) e em comentários em primeiro plano (e não em resposta a outros comentários).
3 – O nome da onça deverá ser em português ou em tupi-guarani.
4 – Se dois ou mais internautas sugerirem o mesmo nome, valerá o comentário mais antigo.
5 – Um único perfil pode sugerir mais de um nome e apresentar até, no máximo, três sugestões.
6 – Serão aceitos comentários até as 17 horas do dia 7 de julho (horário de Brasília).
7 – Por uma questão de logística, poderão participar do concurso apenas pessoas que residem no Brasil (todo o território nacional) ou na região de fronteira de Foz do Iguaçu (Argentina: Puerto Iguazu, Puerto Libertad, Puerto Esperanza e Wanda; e Paraguai: Ciudad del Este, Presidente Franco, Minga Guazú e Hernandárias).

Deixe uma resposta