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Transporte e vestuA?rio elevam o IPC de marAi??o em Curitiba

ApA?s duas retraAi??Ai??es consecutivas, o A?ndice de PreAi??os ao Consumidor (IPC) do municAi??pio de Curitiba apresentou em marAi??o a primeira alta do ano, com taxa de 0,12%, valor superior aos resultados de -0,18% ocorrido em fevereiro e -0,08% observado em marAi??o do ano anterior. Auxiliado pelas quedas dos dois primeiros meses do ano, o IPC acumulado no primeiro trimestre de 2018 evidenciou comportamento negativo de -0,37%, ao passo que o indicador acumulado nos A?ltimos 12 meses totalizou 2,42%.

O resultado de marAi??o foi influenciado pelas altas nos grupos VestuA?rio (1,05%), Transporte (0,39%), Artigos de ResidA?ncia (0,27%), EducaAi??A?o (0,14%), Alimentos e Bebidas (0,13%) e HabitaAi??A?o (0,07%). Por outro lado, ocorreram decrAi??scimos em Despesas Pessoais (-0,63%), ComunicaAi??A?o (-0,55%) e SaA?de e Cuidados Pessoais (-0,29%).

Entre os itens pesquisados, as principais contribuiAi??Ai??es, com aumento de preAi??o, advieram de passagem aAi??rea (15,47%), automA?vel de passeio nacional zero km (1,41%), sapato e bota femininos (10,73%), perfume (7,22%), mamA?o (40,20%), laranja-pera (19,97%), banana caturra (30,19%), pacotes turAi??sticos internacionais (6,35%), leite pasteurizado integral (2,46%) e aluguel residencial (0,37%).

No outro extremo, ocorreram quedas em pacotes turAi??sticos nacionais (-6,00%), medicamento anti-hipertensivo (-5,03%), batata-inglesa (-17,05%), sapato e bota masculinos (-2,95%), serviAi??os de telefonia celular (-2,07%), remAi??dio para problemas cardAi??acos e circulatA?rios (-5,27%), anti-inflamatA?rio e antirreumA?tico (-5,19%), camisa masculina (-1,96%), pA?o francA?s (-1,70%) e condomAi??nio (-0,71%).

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