Paraná Extra

TRE: 56 mil eleitores paranaenses regularizaram título eleitoral

Terminou ontem (6) o prazo para os eleitores realizarem alistamento (primeiro título), transferência ou regularização da situação eleitoral. Neste ano, de forma inédita, como medida para evitar a aglomeração de pessoas em virtude do Covid-19, o procedimento foi todo realizado via internet, dispensada a coleta dos dados biométricos, pelo serviço Título Net.

Desde o dia 20 de abril, a Justiça Eleitoral paranaense registrou o preenchimento de 56.714 mil formulários. Nos últimos dias, alguns eleitores, que enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site, foram orientados a enviar Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) juntamente com a documentação necessária para o e-mail da zona eleitoral do seu domicílio.

Os servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), respeitando às medidas de segurança sanitárias, trabalharam na Secretaria e nos Fóruns Eleitorais de todo o Paraná sem atendimento presencial, para tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone. Agora, os pedidos serão avaliados pelos juízos eleitorais, que entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, caso seja necessário complementar os requerimentos.

O eleitorado paranaense, em novembro de 2018, quando reabriu o cadastro, era composto de 7.971.350 pessoas, distribuídas em 186 Zonas Eleitorais que atendem aos 399 municípios do estado. O eleitorado paranaense para as Eleições 2020 só será conhecido após o fim das diligências dos requerimentos enviados neste final de prazo.

Deixe uma resposta