Paraná Extra

UFPR reinicia aulas com 32 mil alunos em 136 cursos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, a partir desta segunda-feira (2), mais de 32 mil alunos matriculados nos seus 136 cursos de graduação, além de cerca de sete mil da pós-graduação. O calendário letivo teve início com eventos de boas vindas aos calouros – no total, são mais de seis mil ingressantes -, e atividades nos setores de Ciências Jurídicas, Biológicas e Tecnológicas.

Um dos eventos da primeira semana letiva, a Semana da Calourada 2020, organizada pelo Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS), da Faculdade de Direito, reuniu centenas de pessoas na manhã de hoje, no Salão Nobre do Prédio Histórico. A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades do Setor de Ciências Jurídicas, do curso de Direito e do CAHS, além da presença do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Na fala de boas vindas aos novos alunos, o gestor reiterou o compromisso da UFPR com a inclusão e com a formação de excelência e incentivou os estudantes a usufruírem ao máximo da vida acadêmica. “Vocês devem aproveitar o ensino público da melhor maneira que puderem, pois terão as melhores condições de formação que um jurista pode ter”, destacou ele, que também é professor da faculdade de Direito.

O reitor também falou sobre os desafios da universidade em um ano de restrições orçamentárias e destacou a importância das pesquisas e do conhecimento produzido pela instituição. “A UFPR é uma das líderes mais importantes desse país e ocupa um lugar de qualidade reconhecido por todos os rankings, inclusive do Ministério da Educação. A universidade é um lugar imprescindível para o nosso país”, reforçou.

Na sua fala, o gestor ainda aconselhou os acadêmicos a adotarem a missão de defesa da universidade pública brasileira, assumindo uma posição de diálogo e de tolerância. “Saber dialogar, ter tolerância, alteridade e ouvir o outro é importante neste momento”, disse. O reitor também aproveitou para destacar a qualidade do curso de Direito e sua tradição na construção de uma formação completa, contemplando todas as especialidades.

Deixe uma resposta