Paraná Extra

Uma morte e três feridos por raios no final de semana

Só neste fim de semana, uma pessoa morreu e três ficaram feridas após serem atingidas por raios em duas ocorrências diferentes em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O caso mais grave foi no sábado à noite, durante um festival de cerveja no Caminho do Vinho. Um raio atingiu o local da festa, rompeu parte da fiação elétrica e acertou uma mulher, que ia entrar em um carro.

Ao perceber a situação, o marido e o filho foram ajudar e também foram atingidos pela descarga elétrica. O marido morreu no local. Mãe e filho, um rapaz de 20 anos, estão internados no Hospital Evangélico, em Curitiba. Técnicos da Copel constataram que um cabo de alta tensão foi rompido por causa do temporal.

A empresa afirma que está em contato com a família para dar o suporte necessário. Ainda em São José dos Pinhais, uma outra mulher, de 33 anos, foi atingida por um raio dentro de uma igreja na região. De acordo com os bombeiros, no momento da descarga elétrica a mulher mexia em uma caixa de som. O raio teria atingido antes uma casa de boneca que fica do lado de fora da igreja, percorreu o chão e acertou a vítima que estava descalça e com os pés molhados. Ela chegou a ser encaminhada ao hospital Cajuru e liberada horas depois.

Segundo o metereologista do Simepar, Cezar Duquia, a grande quantidade de chuva neste ano reflete diretamente no aumento de raios.
Desde o começo do verão, o número de descargas elétricas que caíram em Curitiba é 750% maior do que o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

(Bandnews)

Deixe uma resposta