Paraná Extra

Universidade pesquisa contaminação de pets pela Covid-19

A Universidade Federal do Paraná recruta animais com tutores que testaram positivo para Covid-19. O objetivo é entender o risco da transmissão de humanos para animais. A pesquisa é financiada pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde e será realizada em cinco capitais: Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife e São Paulo.

O coordenador da pesquisa, o professor de medicina veterinária Alexander Biondo, explica que o estudo tenta entender qual o nível de exposição ao vírus nos animais de companhia.
A coleta será feita em animais que estiveram em isolamento domiciliar com o tutor. A expectativa é ter uma amostra de a mil animais.
A coleta será feita à domicílio e os tutores terão total acesso aos resultados dos testes dos animais. A orientação é que os voluntários intensifiquem as medidas de higiene durante a pesquisa. Um estudo parecido foi realizado na Itália e esse é a primeira pesquisa do gênero em um país tropical. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail COVID19@UFPR.br

Deixe uma resposta