Paraná Extra

Vacinação continua até dia 30 em todo estado

As campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite seguem até o dia 30 de outubro em todos os municípios do estado com o foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos. A dose é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. Já a campanha de Multivacinação oferece todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra a tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, diarreia, varicela e contra o HPV.

No último sábado, dia 17, foi realizado o Dia D de mobilização nacional, como forma de proporcionar o acesso à vacina de todas as famílias, pais ou responsáveis.

No Paraná, a vacinação contra a Poliomielite atingiu até o dia D, cerca de 28,31% do público estimado, com a imunização de cerca de 165 mil crianças. A meta no estado é atingir 583 mil crianças até o final da campanha.

“Tivemos a participação da maioria os municípios do estado na ação do final de semana, mas é preciso reforçar que as campanhas seguem e que as vacinas representam imunidade e proteção, por isso reiteramos aqui a orientação para que municípios sigam com as ações de promoção da vacinação e para que a população busque por esta prevenção, que é gratuita e oferecida em toda a rede pública”, disse o secretário da Saúde do Paraná Beto Preto.

O secretário disse ainda que neste momento, em que o mundo aguarda a vacina contra a Covid-19, é preciso alertar que existe proteção segura contra várias outras doenças com as vacinas disponíveis na rede de saúde; são 18 tipos de vacinas ofertadas na Multivacinação para crianças e adolescentes.

O objetivo das campanhas é a atualização da caderneta de imunização atingindo maior cobertura para todas as vacinas. “Pedimos que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos indicados pelas secretarias municipais com a carteirinha em mãos para que a saúde da criança fique em dia; vacinar é um ato de amor”, afirmou Beto Preto.

Sarampo – A Sesa informa que segue também a campanha de vacinação contra o sarampo, nesta fase dirigida para adultos de 20 a 49 anos. “É o momento da família se dirigir ao posto mais próximo, utilizando todas as medidas de proteção contra a Covid-19, garantindo assim a imunização contra doenças imunopreveníveis”, destacou o secretário.

Deixe uma resposta