Paraná Extra

Vacinação contra febre amarela tem público-alvo ampliado

O público-alvo que deve ser vacinado contra a febre amarela foi ampliado na região Sul. A recomendação é que a imunização se estenda às pessoas acima de 60 anos, uma vez que estão em locais com evidências de circulação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, pessoas a partir dos nove meses de idade, ainda devem continuar se vacinando.

A medida preventiva do Ministério da Saúde vale para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com ações de vacinação até o dia 31 de novembro. A detecção da circulação do vírus na região Sul ocorreu no mês de janeiro, no Paraná e mais tarde, em março, em Santa Catarina. Em todo país, até o dia 31 de maio, foram confirmados 85 casos e 15 mortes pela doença, sendo 17 ocorrências e um óbito somente no Paraná. A maior parte dos infectados são jovens adultos do sexo masculino, que moram ou trabalham em áreas rurais.

Pessoas que viajam para áreas onde a vacina é recomendada, precisam tomar a dose pelo menos dez dias antes da viagem. Neste ano, já foram enviadas quase dez milhões de doses da vacina contra a febre amarela para todo o país. Desse total, quase seis milhões de doses foram destinadas à região Sul.

Deixe uma resposta