Paraná Extra

Varejo paranaense cresceu 3,2% no ano passado

O comércio varejista no Paraná teve crescimento de 3,2% nas vendas durante todo 2019 em relação ao ano anterior. A informação consta na Pesquisa Conjuntural da Fecomércio Paraná divulgada nesta terça-feira (18). As lojas de departamentos tiveram o melhor desempenho entre os setores analisados, com alta de 21,8% em relação a 2018.

Na sequência estão os setores de combustíveis, óticas, cine-foto-som, concessionárias de veículos e supermercados. A região de maior destaque foi o sudoeste paranaense, com alta de 11,2% no acumulado do ano passado. Curitiba e Região Metropolitana também tiveram bom desempenho, com aumento de quase 5% no faturamento do comércio.

Apenas a região de Maringá apresentou redução de 0,2%. Os setores de livrarias, papelarias e materiais de construção foram responsáveis pela redução nas vendas. A pesquisa mostrou ainda que algumas datas promissoras como o Natal não tiveram o desempenho desejado.

O faturamento do varejo em dezembro do ano passado ficou no mesmo nível de 2018, com crescimento tímido de apenas 0,06%. Isso porque setores tradicionalmente movimentados com as compras de Natal venderam menos do que no mesmo mês do ano anterior, como vestuário e tecidos, que tiveram queda de 9% e materiais de construção, com redução nas vendas de 8,2%.

Deixe uma resposta