Paraná Extra

Visitas às cataratas e Itaipu superam previsão no feriado

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 40.553 visitantes durante os quatro dias de carnaval, de sábado (2) até terça-feira (5). O número é 8% maior que no mesmo feriadão de 2018.

A maior visitação foi no domingo, quando 16.025 mil pessoas entraram no Parque para ver as Cataratas. Para atender toda a demanda o Parque Nacional abriu os portões uma hora mais cedo e aumentou a estrutura pessoa e de transporte.

Nos hotéis de Foz do Iguaçu a ocupação passou dos 80%. Quando pesquisado os hotéis por seguimento, os quatro estrelas foram os mais procurados, chegando a 90% dos leitos ocupados. A cidade possui cerca de 180 meios de hospedagem e 28 mil leitos. São hotéis, pousadas, albergues e hostels com diversificada oferta de atendimento e serviços.

Itaipu

Por outro lado, as atrações turísticas da margem brasileira de Itaipu registraram um novo recorde de visitação no feriado prolongado de carnaval, de sábado (2) a terça-feira (5). No período, passaram pela usina 15.897 visitantes, movimento 18,60% superior ao desempenho registrado no mesmo feriadão de 2018, ano que detinha o recorde anterior.

O fluxo foi superior até mesmo à previsão do Complexo Turístico de Itaipu (CTI), que esperava um incremento de 5% na visitação. O CTI é responsável pela gestão do turismo na margem brasileira de Itaipu desde 2007, quando foi implantado o atual modelo de visitação na empresa.

O destaque do carnaval deste ano foi o Ecomuseu, que recebeu 2.558 visitantes nos quatro dias, acréscimo de 85,36% na comparação com igual período do ano passado. Os números não incluem as visitas institucionais nem as da margem paraguaia da usina.

De acordo com o CTI, o Passaporte 3 Maravilhas ajudou a impulsionar os números do Ecomuseu. Com o passaporte, o turista adquire com desconto três atrativos da região (Visita Panorâmica na Itaipu, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras) e leva de graça a entrada para o Ecomuseu.

Outro motivo foi a exposição Itaipu Natureza, em cartaz no Cataratas JL Shopping: ao adquirir o ingresso para a exposição, o visitante também ganha uma entrada para o Ecomuseu.
Em números totais, o passeio que mais atraiu turistas no feriado de carnaval foi a Visita Panorâmica, com 10.573 pessoas – alta de 15,59% em relação ao carnaval de 2018.

Deixe uma resposta