Paraná Extra

Zoológico de Curitiba completa 30 anos de existência nesta quarta

Onça pintada, uma das atrações do Zoo que faz 30 anos. (Foto: Orlando Kissner)

Onça pintada, uma das atrações do Zoo que faz 30 anos. (Foto: Orlando Kissner)

O Zoológico de Curitiba completa 30 anos nesta quarta-feira (28) e a comemoração será em alto estilo: bolo para os animais e visitantes, com o tradicional Parabéns a Você.

 

Em três décadas, o zoo cresceu, recebeu melhorias, novos abrigos para os animais, mais segurança e novas atividades, como a Casa do Acantonamento. No espaço, moram representantes da fauna de diversas partes do mundo.

Para comemorar o aniversário, foi desenvolvido, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios, um conjunto de selos comemorativos com a estampa de alguns animais, e que será apresentado na festa nesta quarta-feira.

 

Também será apresentado o novo plano de comunicação visual implantado no local. Haverá ainda lançamento de um livro, escrito por dois servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que conta a história das três décadas do zoo, desde a transferência do Passeio Público para o seu lugar atual.

 

Durante a comemoração, que terá a participação de alunos de escolas municipais, haverá ainda homenagem aos servidores mais antigos do zoológico e aos diretores que por lá passaram, além de uma exposição fotográfica dos animais. No final da manhã, um bolo de 30 quilos será servido aos participantes da festa. No período da tarde, um bolo especial será servido aos primatas que habitam o zoo.

 

Em uma área de 589 mil metros quadrados, no Alto Boqueirão, o zoo abriga 1.836 animais, de 349 espécies. O animal mais antigo e um dos mais queridos dos visitantes é a girafa Pandinha, que tem 22 anos.“O Zoológico de Curitiba é um dos maiores do Brasil”, diz o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alfredo Trindade.

 

 

Os principais moradores do zoo, os que mais chamam a atenção de adultos e crianças, são o leão, quatro leoas, dois ursos de óculos, duas girafas, o tigre de bengala, a onça pintada, o chimpanzé, três hipopótamos e três jacarés. As crianças também se divertem com outras espécies de macacos e os adultos se encantam com a variedade e beleza das aves.

 

Por ano, o Zoológico de Curitiba recebe 650 mil visitantes. ‘Mas se considerarmos, por exemplo, as visitas de grupos escolares cujas crianças não passam pelas roletas, este número se aproxima de um milhão de pessoas por ano”, diz Trindade. O zoo fica aberto de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Festa – O selo dos Correios comemorativo aos 30 anos do Zoológico de Curitiba, com tiragem limitada, traz imagens de alguns animais do Zoo. Seu lançamento oficial será na festa de aniversário do local.

 

Durante as comemorações, outra novidade será a apresentação da nova comunicação visual interna. São mapas de localização interna do Zoológico, placas indicativas dos animais, mapas direcionais e outras peças de sinalização.

 

Haverá o lançamento do livro 30 Anos – Zoológico Municipal de Curitiba, escrito pelos servidores municipais Silvio Alexandre Biscaia e Manoel Lucas Javorowski. A obra conta a história do zoológico, desde a sua inauguração. Na programação cultural da comemoração está prevista ainda uma exposição de imagens de animais, pelo fotógrafo Jonathan Campos.

 

Alguns profissionais mais antigos que atuaram no Zoo ao longo das três décadas serão homenageados na festa. Haverá ainda a benção dos animais do Zoológico de Curitiba.

(Com SMCS)

Deixe uma resposta