Paraná Extra

Zoológico participa de iniciativa internacional pela sustentabilidade

De 21 a 27 de abril, o Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão, vai intensificar as ações para a sustentabilidade com um mutirão de limpeza e palestras sobre a importância do local para a conservação da biodiversidade. O zoo integra a comunidade Ciclo Siete, que promoverá atividades em prol do meio ambiente nos 22 países ibero-americanos que a compõem.

A iniciativa pretende mostrar que é possível gerar consciência e atitudes para impactar positivamente os ecossistemas ibero-americanos – cidades, organizações, escolas, universidades e todas as pessoas interessadas na promoção do desenvolvimento sustentável do planeta.

A cada ano, no final do mês de abril, os participantes são convidados a montar uma programação de uma semana que é compartilhada no site da comunidade e nas redes sociais, com o uso da hashtag #CicloSiete. O Zoológico de Curitiba já promove atividades há dois anos.

Em 2017, um dos destaques foi a coleta de lixo da campanha Licho Não Combina com Bixo, o que acontece novamente neste ano, no dia 24 de abril (terça-feira).

Além da coleta de lixo descartado indevidamente na área da unidade de conservação, estão previstos um Acantonamento Ecológico, visita orientada e atividades de enriquecimento ambiental com o cachorro do mato, lobo-guará e a graxaim do campo, que fazem parte do plantel do Zoo.

“Entre as discussões da semana, queremos trazer à tona a função que os zoológicos ocupam na conservação da biodiversidade e educação ambiental”, explica a diretora de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Márcia Arzua.

O convite oficial para a participação veio da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil.

Impacto

A comunidade Ciclo Siete estima que, no ano passado, 20 milhões de pessoas foram impactadas pelas ações promovidas nos 22 países que fazem parte do grupo.

Organizações e indivíduos que quiserem participar da causa podem preencher cadastros no site.
Agenda completa

 

21 e 22/4 – Acantonamento Ecológico

 

Atividade com alunos do 5º ano da rede municipal com os temas Tráfico de Animais e Animais em Extinção, por meio do projeto de extensão Meu Bicho é Legal, da Universidade Federal do Paraná. Na Casa do Acantonamento (Rua João Miqueletto, 1.000 – Alto Boqueirão).
24/4 – Campanha Licho Não Combina com Bixo e formação de professores As Percepções sobre Zoológicos no Ensino Fundamental.

Com professores da Regional Boqueirão, na Casa do Acantonamento.
26/4 – Visita orientada

 

Participarão alunos do 6º ano do Colégio Estadual Paula Gomes. No Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão).

 
27/4 – Bem-estar animal e enriquecimento ambiental

Com os canídeos do Zoológico Municipal de Curitiba – cachorro do mato, lobo-guará e a graxaim do campo.

Deixe uma resposta