Nova frente fria promete chuva e alívio ao calor no Paraná
As temperaturas no Paraná vão dar uma esquentada até sábado, dia 20. Segundo o Simepar, a partir de domingo, uma frente fria deve trazer chuvas para o estado, fazendo os termômetros despencarem, especialmente no norte paranaense, onde a queda pode chegar a 10°C.
Nesta sexta-feira, as temperaturas mais baixas foram registradas em São Mateus do Sul, com 8,9°C, e em Palmas, com 9,9°C. Por outro lado, Santa Helena, Paranaguá, Loanda, Guaratuba e Foz do Iguaçu amanheceram com temperaturas entre 18°C e 19°C. No norte do estado, a tarde pode esquentar até 35°C, enquanto na metade sul, os termômetros devem marcar até 30°C.
Na região leste, as nuvens já começaram a aparecer desde cedo. Em Curitiba, a previsão é que a tarde de hoje atinja os 26°C, e no sábado, os termômetros devem mostrar quase 30°C. No litoral, a temperatura máxima também fica entre 28°C e 29°C, perfeito para quem está pensando em aproveitar um dia de sol na praia.
Mudanças à vista
Com a chegada da frente fria entre domingo e segunda-feira, as condições do tempo vão mudar. O Simepar prevê chuvas em todo o estado, com risco de temporais e ventos fortes, começando pela região oeste, que faz divisa com Mato Grosso do Sul e Paraguai, além da divisa com Santa Catarina. Regiões como Noroeste, Sudoeste e Centro-Sul também devem ter chuvas intensas, e não se descarta a possibilidade de tempestades em outras áreas.
Fernando Mendes, meteorologista do Simepar, destaca que a chuva é bem-vinda, já que o estado precisa dessa precipitação. Além disso, a instabilidade deve trazer temperaturas mais amenas, principalmente à tarde, especialmente no norte.
Por exemplo, em Loanda, as temperaturas no domingo devem variar entre 26°C e 35°C, caindo para entre 16°C e 23°C na segunda-feira, uma queda brusca em apenas um dia. Maringá, também no Noroeste, apresenta um cenário semelhante, com máximas de 25°C a 34°C no domingo e mínimas de 16°C a 24°C na segunda.
Em Foz do Iguaçu, o sábado terá temperaturas entre 21°C e 31°C, mas no domingo a máxima cai para 28°C, e na segunda-feira varia de 15°C a 22°C. Pato Branco, no Sudoeste, terá um sábado entre 15°C e 30°C, com um domingo de 19°C a 25°C e mínimas de 10°C a 19°C na segunda-feira.
No Litoral, Guaratuba terá temperaturas entre 18°C e 31°C no domingo, caindo para 15°C a 22°C na segunda. Curitiba deve registrar entre 18°C e 29°C no domingo e mínimas de 13°C a 21°C na segunda. A próxima semana promete mínimas na faixa dos 10°C na capital.
Em Guarapuava, o sábado será entre 14°C e 28°C, o domingo entre 18°C e 23°C, e a segunda-feira deve ter mínimas de 9°C a 18°C, com a possibilidade de temperaturas abaixo de 5°C na terça. A boa notícia é que as máximas devem voltar a subir nos dias seguintes.
Com tantas variações de temperatura, é sempre bom ficar de olho na previsão do tempo e se preparar para as mudanças que vêm por aí!




