Curitiba e Região

Curitiba tem diversas manifestações neste domingo (21)

Neste domingo (21), a tarde em Curitiba foi agitada com duas manifestações que aconteceram no Centro da cidade, mesmo sob uma chuva forte. Grupos de diferentes ideologias se reuniram em locais distintos, cada um com suas próprias pautas. Na Boca Maldita, por exemplo, manifestantes se mobilizaram contra a anistia de presos envolvidos nos tumultos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão de importantes prédios em Brasília, como o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, eles protestaram contra a PEC da Blindagem, proposta que gera bastante discussão.

Essa PEC, que está sendo debatida em várias cidades do Brasil, é vista por muitos como uma forma de proteger parlamentares de processos judiciais. De acordo com o APP Sindicato, essa proposta favorece uma elite que busca escapar da Justiça. O sindicato convidou todos os trabalhadores, artistas e militantes a se unirem em defesa de um Brasil mais justo e democrático.

Enquanto isso, do outro lado, apoiadores de figuras conservadoras se reuniram em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR) em homenagem a Charles Kirk, um ativista conservador que foi assassinado nos Estados Unidos. Esse ato contou com a presença de figuras como o ex-deputado Deltan Dallagnol e o vereador Guilherme Kilter. Durante a manifestação, muitos exibiam bandeiras dos Estados Unidos e cartazes criticando o ministro Alexandre Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dallagnol, pelas redes sociais, defendeu que o ato era a favor de valores como vida, família e liberdade.

Até o fechamento desta matéria, a Polícia Militar do Paraná não havia divulgado o número de participantes de cada protesto, mas a Guarda Municipal informou que as manifestações ocorreram de forma tranquila.

### O que é a PEC da Blindagem?

A PEC da Blindagem, que já foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, propõe uma ampliação no foro especial para parlamentares. Isso significa que, em casos de investigações, juízes de instâncias inferiores não poderiam bloquear bens ou salários de congressistas acusados de corrupção. Essa proposta recebeu 344 votos a favor e 133 contra no segundo turno e cria uma proteção que é considerada mais robusta do que a que existia até 2001, a qual foi derrubada pelo próprio Congresso, devido às críticas sobre a impunidade de parlamentares.

Ainda faltam algumas etapas antes da conclusão da votação da PEC, pois os deputados precisam analisar dois destaques que podem modificar a proposta. A nova sessão para essa votação ainda será agendada.

### Quem foi Charles Kirk?

Charles Kirk era um influenciador conservador que apoiava Donald Trump. Ele foi assassinado no dia 10 de setembro durante um evento na Utah Valley University. Kirk ganhou notoriedade nos Estados Unidos ao longo da última década, embora suas falas tenham sido frequentemente criticadas por conterem indícios de racismo, homofobia e sexismo. Ele defendia a ideia de que a esquerda dominava as universidades e as instituições americanas, afirmando que era preciso denunciá-la como uma ameaça ao país.

Essas manifestações refletem bem o clima político polarizado que vivemos atualmente, com pessoas se mobilizando em defesa de suas crenças e valores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo