Curitiba e Região

Ciclovia em Curitiba é invadida por carros, mesmo com placa

Recentemente, a Tribuna do Paraná destacou um problema que vem incomodando os moradores do bairro Bacacheri: motoristas estão utilizando de maneira irregular uma ciclovia na região. Em resposta a essa situação, a Prefeitura de Curitiba colocou placas de proibição para veículos, mas, pelo visto, a sinalização não foi suficiente. Novas imagens feitas na última sexta-feira (26/09) mostram que muitos motoristas ainda ignoram as placas e continuam usando o atalho proibido.

Essa ciclovia, que fica entre as ruas Costa Rica e Flávio Dallegrave, é destinada a pedestres e ciclistas, mas, na prática, virou um caminho alternativo para veículos que buscam chegar mais rápido à rua Nicarágua. Antes da instalação das placas, a situação era ainda mais complicada, pois não havia sinalização para coibir essa prática.

O repórter fotográfico da Tribuna, Átila Alberti, esteve no local e confirmou que, apesar das novas placas, a atitude dos motoristas não mudou. Em apenas dez minutos, ele conseguiu flagrar vários veículos passando por ali. Isso levanta uma questão: a Prefeitura está atenta a essa situação?

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (Setran) informou que, após pedidos dos moradores, agentes de trânsito começaram a fiscalizar o local para inibir o tráfego irregular. É uma tentativa de trazer mais segurança para quem realmente deve usar a ciclovia.

Mas o que pode estar motivando essa desobediência à sinalização? Uma motorista de aplicativo da Uber, que foi abordada pelo fotógrafo, comentou que o GPS do seu celular indicou a ciclovia como uma opção de trajeto. Isso também foi mencionado por Carmem Wouk, uma moradora da área, que já havia ouvido relatos de outros motoristas de aplicativo sobre o mesmo problema. O sistema da Uber gera rotas automaticamente, priorizando o caminho mais rápido, mas isso pode acabar criando confusões.

A Setran fez testes nos aplicativos de navegação como Google Maps e Waze e não encontrou a ciclovia como uma rota sugerida. A recomendação da superintendência é clara: os motoristas devem seguir a sinalização local e não o que o GPS indica.

Para quem usa o aplicativo da Uber, é bom saber que existem alternativas. Mesmo com o GPS integrado, os motoristas podem escolher outros aplicativos de navegação. Para isso, é só acessar o menu no canto superior esquerdo, ir em “Conta”, depois em “Configurações do app” e, finalmente, em “Navegação”, para selecionar o aplicativo desejado como padrão. Assim, fica mais fácil evitar essas rotas indesejadas.

A situação da ciclovia no Bacacheri é um exemplo de como a convivência entre motoristas, ciclistas e pedestres pode ser desafiadora. As placas estão lá para ajudar, mas a conscientização de todos é fundamental para garantir a segurança de quem realmente precisa usar esses espaços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo