Previsão do tempo: chuva e calor no Paraná em outubro
Em outubro, o clima no Paraná promete ser bem variado. Enquanto as regiões Oeste e Sudoeste do estado devem receber uma boa quantidade de chuva, o Norte e Noroeste devem ficar com pouca precipitação. Segundo informações do Simepar, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, as chuvas e as temperaturas em 2025 devem ficar dentro da média histórica.
Nas primeiras duas semanas do mês, duas frentes frias vão passar pelo Paraná. E essas frentes podem trazer tempestades mais fortes, principalmente para o Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul do estado. Já nas regiões Norte, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a chuva deve ser bem menos intensa, conforme explica Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar.
Entre uma frente fria e outra, o tempo tende a ficar mais estável, com sol entre nuvens e temperaturas subindo. Nas áreas Norte, Noroeste e Oeste, os termômetros podem passar dos 34°C, e a umidade do ar deve ficar bem baixa, entre 25% e 50%. Marco acrescenta que, até agora, não há previsão de massas de ar frio que possam derrubar as temperaturas como aconteceu em alguns momentos deste inverno. Após a passagem das frentes frias, uma leve queda nas temperaturas pode ser esperada nas regiões Sul e Leste.
Na segunda quinzena de outubro, a previsão é de sol e calor, o que pode resultar em pancadas de chuva e até trovoadas isoladas nas tardes. Também há chance de ondas de calor nas regiões Norte e Noroeste, com temperaturas altas por períodos mais prolongados.
### Precipitação em Outubro
Historicamente, outubro é um mês chuvoso, seguindo a tendência de setembro. A região com a menor média de chuva, entre 100 mm e 125 mm, fica entre a Região Metropolitana de Curitiba e Jaguariaíva. Já a área que faz divisa com São Paulo, passando por Londrina até a divisa com Santa Catarina, apresenta uma média de 125 mm a 150 mm. O Litoral do Paraná, o Noroeste e áreas próximas a Cândido de Abreu têm médias que variam entre 150 mm e 175 mm.
Algumas cidades, como Palmas, General Carneiro, Guarapuava e regiões perto de Marechal Cândido Rondon, registram médias um pouco mais altas, entre 175 mm e 200 mm. As áreas que mais recebem chuvas em outubro são o Oeste e o Sudoeste. Foz do Iguaçu, Medianeira e Francisco Beltrão têm médias que variam entre 225 mm e 250 mm. Cascavel, Santa Helena e Candói, por exemplo, ficam na faixa de 200 mm a 225 mm.
### Temperaturas no Estado
Falando em temperaturas, as regiões do extremo Norte, extremo Oeste e todo o Noroeste têm médias históricas entre 22°C e 24°C em outubro. Cidades como Toledo, Cascavel, Cândido de Abreu, Maringá e o Litoral paranaense ficam entre 20°C e 22°C. Já Telêmaco Borba, Francisco Beltrão e Carambeí apresentam médias entre 18°C e 20°C. O Centro-Sul, parte dos Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba têm temperaturas médias entre 16°C e 18°C.
Curitiba, Palmas e General Carneiro são as cidades com as temperaturas mais baixas do estado em outubro, com médias entre 14°C e 16°C. Durante o dia, as máximas geralmente passam dos 30°C, especialmente nas cidades que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul, onde as mínimas ficam entre 18°C e 20°C. Nas regiões mais frias, como entre Palmas e o sul da Região Metropolitana de Curitiba, as máximas variam entre 22°C e 24°C, com mínimas entre 12°C e 14°C.




