Oitava Conferência Municipal de Cultura discute políticas públicas
Cascavel está prestes a viver um dos momentos mais importantes do seu calendário cultural. De segunda (13) até quarta-feira (15), sempre às 19h, o Complexo Cultural Sefrin Filho vai ser o cenário da 8ª Conferência Municipal de Cultura. Esse evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. O complexo abriga tanto o Centro Cultural Gilberto Mayer quanto o Teatro Municipal.
Com o tema “Direito à Cultura e Políticas Culturais”, a conferência faz parte de um calendário nacional e se conecta à 4ª Conferência Nacional de Cultura, convocada pelo Ministério da Cultura. A ideia é reunir artistas, produtores, gestores, pesquisadores e a comunidade em geral para discutir o futuro das políticas culturais em Cascavel.
Inscrições Abertas
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma antecipada através de um formulário online. Para participar, é só acessar o link e se inscrever. Estão convidados todos os agentes culturais, instituições, coletivos e cidadãos que queiram contribuir com o crescimento do setor cultural na cidade.
Durante os três dias de evento, os participantes vão discutir como a sociedade pode ajudar a construir e fortalecer o sistema cultural. Haverá grupos de trabalho temáticos, além da eleição de novos conselheiros de cultura. No final, todos vão se reunir em uma plenária para discutir as propostas que representarão Cascavel nas próximas etapas.
Os debates vão girar em torno de três eixos principais: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social, Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Sistema Municipal de Cultura e mecanismos de fomento à Cultura.
Para Lair Júnior, presidente do Conselho Municipal de Cultura, essa conferência é uma grande oportunidade de construção coletiva. Ele ressalta que o evento é um espaço democrático e plural, que valoriza a participação social e garante que as vozes da comunidade cultural sejam ouvidas. “É o momento de olhar para as nossas raízes, valorizar nossa memória e, ao mesmo tempo, projetar o futuro da cultura em Cascavel”, afirma.
É uma chance incrível para todos que amam a cultura e querem fazer a diferença na cidade.




