Curitiba e Região

Obras nas estradas do litoral do Paraná duram 50 dias

A partir desta semana, a concessionária EPR Litoral Pioneiro começa um cronograma de obras para recuperar as rodovias do Litoral do Paraná. Ao longo dos próximos 50 dias, trechos da BR-277 e das PRs 408, 407 e 508 passarão por melhorias. O objetivo é não só aumentar a capacidade do tráfego, mas também garantir mais segurança para quem utiliza essas estradas.

De acordo com Juarez Cordeiro, diretor de Engenharia da EPR, esse trabalho é mais robusto do que o que foi feito anteriormente. “No primeiro ano de concessão, focamos em restabelecer as condições de segurança e trafegabilidade. Agora, estamos elevando a qualidade das rodovias”, explica ele.

### Cronograma das obras

Nesta semana, as atenções estão voltadas para a recuperação do pavimento na Serra do Mar da BR-277, entre os quilômetros 63 e 37, no sentido Litoral. Assim que esse trecho for concluído, as obras seguirão em direção a Curitiba. Além da recuperação do pavimento, a sinalização horizontal também será reformulada.

Nos próximos dias, a EPR iniciará a obra de reforço na estrutura da ponte sobre o riacho Passa Sete, localizada no km 16,7 da PR-408, em Morretes. Essa obra utilizará uma tecnologia inovadora na parte inferior e na pista da ponte, incluindo a concretagem de uma nova laje, instalação de barreiras de concreto e adequação de guarda-rodas. Com isso, a ponte poderá suportar cargas de até 45 toneladas. Durante os trabalhos, o fluxo de veículos será controlado com um sistema de “Pare e Siga” por cerca de 50 dias.

### Passarelas e outras intervenções

Além disso, a EPR vai recuperar as passarelas nos kms 2, 2,6 e 3,3 da PR-407, em Paranaguá. Essas estruturas são fundamentais para a segurança dos pedestres na área e receberão reforços estruturais e ajustes. Haverá sinalização e orientações específicas para pedestres e ciclistas.

A empresa também está mobilizando equipes para realizar a recuperação de pavimento rígido nas avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna, em Paranaguá. Além disso, nas próximas semanas, estão previstas intervenções de pavimento e sinalização na PR-508. A EPR garante que em todos os pontos de obra haverá sinalização reforçada e orientações para motoristas e moradores.

A recomendação é que todos respeitem a sinalização e, sempre que possível, programem suas viagens levando em conta as obras em andamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo