Região sul de Curitiba terá nova unidade de saúde
Na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, a Assembleia Legislativa do Paraná, durante o programa “Assembleia nos Bairros”, anunciou um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova unidade de saúde em Curitiba. A nova Unidade de Saúde Parque Iguaçu será erguida no bairro Ganchinho, na região Sul da cidade. Essa iniciativa faz parte do compromisso do prefeito Eduardo Pimentel, que planeja ampliar a rede municipal de saúde com a criação de seis novas unidades básicas durante seu mandato.
O prefeito ressaltou a importância dessa parceria entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Ele afirmou: “Toda vez que tem um evento da Assembleia nos Bairros, Curitiba recebe um presente. E hoje o presente é muito importante para a saúde de todos nós. Eu tenho no meu compromisso como prefeito fazer seis novas unidades de saúde. E uma delas está se materializando aqui hoje, que é a Unidade de Saúde Parque Iguaçu, aqui no Ganchinho.”
Essa nova UBS vai beneficiar não só os moradores do Ganchinho, mas também pessoas de bairros vizinhos. Embora a data para o início da obra ainda não tenha sido divulgada, é esperado que os trabalhos comecem assim que os processos de licitação e aprovação do projeto executivo forem concluídos.
### Novo Hospital à Vista
A região Sul de Curitiba também receberá um outro grande avanço na saúde pública: o Hospital e Maternidade do Bairro Novo, que deve ser inaugurado até 2028. Esse projeto, que começou na gestão do ex-prefeito Rafael Greca, promete oferecer uma estrutura moderna com 250 leitos em uma área de 15.710 m², distribuídos entre subsolo, térreo e dois andares.
O novo hospital será equipado com pronto atendimento para adultos e crianças, salas de emergência, centro cirúrgico obstétrico, UTI neonatal, além de áreas para exames de imagem e laboratórios. Com tudo isso, a expectativa é que a qualidade do atendimento na saúde pública da região melhore consideravelmente.
### Assembleia nos Bairros
O programa “Assembleia nos Bairros” é uma iniciativa da Alep que tem como objetivo aproximar os deputados estaduais da população. Ele promove encontros em diversas regiões de Curitiba e na Região Metropolitana, permitindo que os cidadãos apresentem suas demandas diretamente. Até agora, em quatro edições, o programa recebeu mais de 13 mil solicitações e destinou mais de R$ 20 milhões para obras e serviços na capital. Já foram feitos investimentos em escolas, infraestrutura urbana e unidades de saúde, mostrando a importância dessa interação entre governo e comunidade.




