Curitiba e Região

Compensação de pagamentos em Curitiba é regularizada

Na manhã desta quinta-feira (28), a Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou que tudo voltou ao normal no processamento de pagamentos feitos com cartões de crédito e débito no transporte coletivo. Há cerca de dez dias, uma fila de transações causou atrasos na compensação, o que fez com que muitos passageiros vissem a cobrança em seus cartões com a data de processamento e não com a data em que realmente usaram o transporte.

Normalmente, o processamento acontece no mesmo dia, mas cerca de 150 mil cobranças, que representam 10% do total mensal, foram afetadas. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, informou que a empresa Dataprom, responsável pelo sistema de bilhetagem, confirmou que a fila foi zerada e os pagamentos estão sendo processados normalmente agora.

De acordo com a Dataprom, o problema ocorreu devido a uma intermitência na baixa das transações, causada pela troca de um certificado digital da Cielo. Maia Neto garantiu que não houve qualquer tipo de invasão no sistema e que os passageiros podem continuar utilizando seus cartões sem preocupações. Ele ressaltou que não se trata de cobranças indevidas ou duplicadas, já que a catraca só libera uma passagem por vez e o pagamento só é efetuado após passar pela catraca.

Se você notou alguma cobrança que parece confusa, é uma boa ideia conferir o extrato do seu cartão. Se ainda estiver com dúvidas, pode visitar uma das unidades de atendimento da Urbs nas Ruas da Cidadania para verificar como andam suas transações no transporte coletivo.

### Como Funciona o Pagamento com Cartão de Crédito ou Débito?

Para pagar a tarifa de ônibus, é só aproximar o cartão que tem a tecnologia de pagamento por aproximação no validador — bem parecido com como se faz com os cartões de transporte tradicionais. Mas como saber se seu cartão tem essa funcionalidade? Os cartões com essa tecnologia possuem um símbolo que lembra o Wi-Fi, mas deitado. Além disso, algumas instituições financeiras exigem que você faça uma compra em uma máquina física antes de usar a função de aproximação no transporte coletivo. Então, vale a pena conferir com o seu banco.

### Quais Ônibus Aceitam o Pagamento?

A boa notícia é que todos os ônibus de Curitiba aceitam pagamentos por cartão de crédito e débito. Você pode encontrar informações visuais nos terminais e estações-tubo, onde estão expostos os valores das tarifas e as taxas aplicadas.

### Quantas Passagens Posso Pagar por Viagem?

Você pode pagar até três passagens por viagem ao mesmo tempo, mas precisa respeitar um intervalo de 15 minutos entre cada pagamento. É bom lembrar que, ao utilizar essa modalidade, a tarifa é um pouco maior, já que é cobrada uma taxa de conveniência de R$ 0,13 por passagem. Portanto, o total fica em R$ 6,13 por embarque.

### O Que Fazer se o Pagamento Não For Autorizado?

Se o pagamento não for autorizado, é recomendável entrar em contato com a instituição que emitiu seu cartão. Caso o validador bloqueie sua passagem, você pode procurar o atendimento pelo telefone 156.

### Como Funciona a Cobrança?

As cobranças não são imediatas. O sistema opera de forma off-line, então pode levar até 15 minutos entre a passagem pela catraca e a autorização do pagamento no cartão. Se houver algum problema, o sistema tentará fazer a cobrança mais três vezes dentro de um prazo de 15 dias. Se não conseguir, a próxima tentativa ocorrerá quando você usar o cartão novamente em um validador.

Se o seu cartão estiver bloqueado, isso geralmente acontece porque a operadora não conseguiu autorizar a cobrança na tentativa anterior. Mas não se preocupe, isso não impede o uso do cartão em outros lugares, só no transporte coletivo. E a operadora fará novas tentativas de cobrança.

Qualquer dúvida adicional, é só ligar para o telefone 156 e informar os números iniciais e finais do seu cartão. A equipe de atendimento está pronta para ajudar.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo