PARANÁ

Alexandre Curi anuncia pré-candidatura ao governo do Paraná

Durante uma passagem por Foz do Iguaçu, o deputado estadual Alexandre Curi, que preside a Assembleia Legislativa do Paraná, confirmou que pretende ser candidato ao governo do estado nas eleições de 2026. Em conversa com a Gazeta do Povo, ele deixou claro que não está apenas cogitando essa possibilidade. “Sou pré-candidato ao governo do estado. Não estou aqui para enrolar. Já conversei sobre isso com o governador Ratinho Junior e estou pronto para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito”, afirmou Curi.

Desde que assumiu o comando da Assembleia em 2023, Curi tem se destacado e já está em seu sexto mandato consecutivo. Com a intenção de conquistar o apoio do governador para as próximas eleições, ele sabe que terá concorrência interna dentro do seu partido, o PSD, com outros nomes fortes, como os secretários estaduais Guto Silva e Rafael Greca. “O PSD é o maior partido do estado e está unido em torno de um projeto de continuidade. Quem achar que haverá divisão está enganado. Estamos juntos”, ressaltou.

Curi também reconhece que é comum haver movimentações internas, mas acredita que tudo será resolvido de forma tranquila. “É natural que cada um busque seu espaço. Mas em abril do ano que vem, vamos nos reunir e definir os melhores nomes para representar o estado”, explicou. Quando questionado sobre um “plano B”, caso não seja o escolhido, ele foi direto: “Meu foco é no governo do Paraná. Tenho o apoio de muitas lideranças políticas e prefeituras.”

Com 45 anos, Alexandre Curi é conhecido por seu perfil moderado e por sua atuação voltada para os municípios. Nos últimos anos, ele construiu uma sólida base de apoio entre prefeitos e vereadores, o que pode ser um fator decisivo na sua candidatura. Ele acredita que o próximo governador deve dar continuidade aos investimentos e obras que começaram com Ratinho Junior, especialmente nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento regional. “O Paraná está vivendo um bom momento econômico e político. Nosso desafio é manter esse ritmo”, destacou.

Sobre as alianças partidárias, Curi acredita que o candidato a governador deve ser do PSD, mas que é importante formar uma coalizão com outros partidos que apoiaram o atual governo. “O candidato ao governo será do PSD, mas os nomes para o Senado e a vice podem vir de outras siglas que estiveram conosco”, disse.

Embora tenha grandes ambições, Curi mantém o foco em articular e dialogar com as bases municipais. “Conheço os 399 municípios do Paraná e sei o que cada região precisa. Estou preparado para esse momento, depois de 20 anos de vida pública”, enfatizou.

Curi também comentou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que limitou a presidência de assembleias legislativas e câmaras municipais a dois mandatos consecutivos. “Acho correta. Quatro anos é tempo suficiente para uma boa gestão. Sou a favor de novas lideranças”, opinou.

Atualmente, a corrida eleitoral para o governo do estado tem Sergio Moro, do União, como o favorito nas pesquisas, com uma diferença significativa em relação a outros candidatos. Em várias sondagens, Moro se destaca, com percentuais que variam de 34% a 43% das intenções de voto. Essa vantagem pode influenciar o cenário político de 2026, mostrando que a disputa promete ser acirrada e cheia de reviravoltas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo