Cascavelense compete por Brasil em evento de profissões no Chile
Kauan Henrique Martinello Nazario, um jovem de Cascavel, está fazendo história ao representar o Brasil no Chile durante a 6ª edição da WorldSkills Américas, que acontece de 3 a 8 de novembro. Este evento é considerado um dos mais importantes para a formação técnica e profissional na América Latina e reúne mais de 300 participantes, entre alunos, professores e delegados de 15 países, disputando em 20 modalidades da indústria.
Para Kauan, essa oportunidade é muito especial. “É gratificante representar meu país em uma competição internacional. Todo o esforço e trabalho que fiz até aqui estão sendo recompensados. Agora, é a hora de colocar em prática tudo que aprendi e torcer por mais uma medalha. Além disso, a experiência e os conhecimentos que vou adquirir aqui são inestimáveis”, comenta o estudante, que está competindo na área de Tecnologia Automotiva.
Recentemente, Kauan levou para casa a medalha de ouro na etapa nacional da WorldSkills, a maior competição de profissões técnicas do mundo. Essa conquista garantiu a ele uma vaga para o mundial do próximo ano em Shanghai, na China. Na mesma competição, outros dois alunos do Senai também estão se destacando: Davi da Silva Aleixo Ignacio, de Curitiba, na modalidade de Construção em Alvenaria, e Leandro Lavezo Junior, de Maringá, na área de Tecnologia de Energia Verde.
A expectativa para todos os participantes é enorme. Mais do que apenas medalhas, o que realmente importa são as experiências e as trocas de conhecimentos que surgem em eventos como esse. “Essa conquista é resultado do empenho e dedicação de todos que apoiaram nossos alunos. Estamos juntos, torcendo para que eles mostrem ao continente o alto nível da formação profissional que o Senai Paraná oferece”, ressalta Marcos Pires, Delegado Técnico do Senai Paraná na competição.
A delegação brasileira conta com 25 competidores de diversos estados, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, que estão se desafiando em 19 áreas voltadas para a indústria. Além do Brasil, o evento conta com a participação de estudantes de países como Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Bolívia e Barbados. Também estão presentes como países observadores a China, Croácia e Coreia do Sul.
A WorldSkills Américas traz um formato que estimula a colaboração e o trabalho em equipe, abordando competências técnicas inovadoras e relevantes para o mercado de trabalho atual, como Indústria 4.0, Tecnologia Optoeletrônica e Sistemas de Energia Renovável. É um momento único para esses jovens talentos, que têm a chance de brilhar e mostrar todo seu potencial.




