PARANÁ

Superlua gigante em Curitiba: como e quando observar?

Nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, teremos a chance de ver a maior superlua de 2025. É uma oportunidade incrível, já que a lua vai parecer cerca de 10% maior e 30% mais brilhante do que em uma lua cheia comum. Esse brilho extra pode ser notado facilmente a olho nu e deve durar até a madrugada de quinta-feira, dia 6.

E aí, será que o tempo vai colaborar para que a gente consiga admirar esse espetáculo em Curitiba? Olhando para a previsão, o dia pode começar nublado, mas há boas chances de que o céu abra com alguns momentos de sol, especialmente no início da noite. De acordo com o Simepar, a instabilidade climática deve diminuir entre quarta e quinta, com as chuvas se concentrando nas regiões mais ao sul, perto da fronteira com Mato Grosso do Sul e São Paulo. Isso pode ser um bom sinal para quem quer observar a lua em muitas partes do estado.

O nascer da lua está programado para às 18h57, bem no comecinho do anoitecer. Para ter a melhor visão, o ideal é encontrar um lugar com um horizonte livre de prédios ou árvores. Assim, você consegue aproveitar ao máximo esse momento.

Se você quiser registrar a superlua com seu celular, algumas dicas podem ajudar. Tente apoiar o aparelho em uma superfície firme para evitar que a foto fique tremida. Desligue o flash, use o zoom com moderação e ajuste o foco manualmente. Também é bom diminuir a exposição para não deixar as luzes estouradas.

Mas afinal, o que é uma superlua? Embora o termo não seja científico, ele se popularizou para descrever a lua cheia que acontece quando ela está em perigeu, ou seja, quando está mais próxima da Terra em sua órbita. Quanto mais perto ela está, mais impressionante fica a sua aparência. Além dessa superlua, teremos outra chance de vê-la no dia 4 de dezembro, na última lua cheia do ano. No entanto, a expectativa é de que a de hoje seja a maior e mais brilhante de todas.

Agora, se você conhece alguém que faz algo incrível ou viu alguma irregularidade na sua região, não hesite em compartilhar! Você pode entrar em contato pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. Quando fizer isso, conte pra gente sobre essa superlua!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo