Escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu voltam às aulas
As escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu estão voltando às atividades de forma gradual após o tornado que atingiu a região na última sexta-feira (7). Nesta quarta-feira (12), quatro colégios reabrem suas portas: Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozack e Sebastião E. da Costa.
Embora as aulas estejam retornando, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) orienta que a presença dos alunos será tratada com flexibilidade. Muitas famílias perderam suas casas e estão enfrentando dificuldades para se locomover. Por isso, é importante destacar que nenhum estudante será penalizado pela falta neste período difícil.
Na terça-feira (11), o Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro, que atende 115 alunos, foi o primeiro a retomar suas atividades. Já na quinta-feira (13), o Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos também prevê o retorno. O Colégio Estadual Ludovica Safraider, que foi o mais afetado pela tempestade, ainda não tem uma data definida para a reabertura.
Os alunos que dependem do transporte escolar, que foi danificado, e os estudantes do CE Ludovica Safraider estão sendo atendidos com planos de estudo impressos. Quando possível, também estão recebendo aulas remotas para não ficarem completamente desassistidos.
### Reconstrução das escolas
O Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 10 milhões para a reconstrução do Colégio Estadual Ludovica Safraider. Essa obra, que será realizada pela Fundepar, vai incluir novos blocos de salas de aula, troca completa do telhado, reforma elétrica, climatização e a construção de um novo ginásio de esportes.
Equipes do programa Mãos Amigas, que contam com pessoas que estão cumprindo pena, vão trabalhar junto com operários de empresas contratadas e técnicos da Fundepar e do Instituto Água e Terra (IAT) na limpeza e recuperação das estruturas danificadas.
A presidente da Fundepar, Eliane Teruel Carmona, ressaltou que a reconstrução é uma prioridade. “A destruição foi grande, mas a resposta do Estado está sendo ainda maior. Estamos reconstruindo escolas modernas e seguras, que simbolizam o recomeço de toda uma comunidade”, afirmou com esperança.
O secretário da Educação, Roni Miranda, também reforçou o compromisso do governo em acolher as famílias. “As escolas estão reabrindo aos poucos, e o Estado compreende as dificuldades enfrentadas. Ninguém vai ser prejudicado nesse momento de reconstrução e adaptação”, explicou.
Agora, com as aulas voltando, a comunidade se une para superar os desafios e recomeçar juntos.




