Presos atuam na reconstrução de Rio Bonito
O Governo do Paraná está dando um grande passo para ajudar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, especialmente após os estragos causados por um tornado. A iniciativa envolve um aumento significativo no número de pessoas em regime de prisão que estão colaborando em diversas frentes de trabalho na cidade. Atualmente, são 46 detentos atuando em colégios estaduais, centros de educação infantil, na Apae e até mesmo na Polícia Militar local. Esse número deve subir para 59 em breve, e há planos para aumentar ainda mais essa força de trabalho.
Na segunda-feira (10), o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o envio de 14 detentos da região de Guarapuava. Eles estão focados na limpeza e na reconstrução do Colégio Estadual Ludovica Safraider, que foi o mais afetado durante o tornado. No dia seguinte, mais 16 presos se juntaram a essa equipe, vindos de unidades da região Oeste, e na quinta-feira (13), mais 16 detentos chegaram para reforçar os esforços. Além disso, 10 detentos que estão trabalhando na Prefeitura de Cascavel também serão enviados para ajudar. Com isso, o total de pessoas trabalhando em Rio Bonito do Iguaçu deve alcançar quase 60, quadruplicando a força de trabalho disponível para a reconstrução.
A expectativa é que, após a conclusão dos trâmites legais, entre 70 e 80 detentos possam ser integrados a essas atividades. Todos eles são supervisionados por policiais penais e têm um histórico de bom comportamento, o que garante que estão aptos a participar desse tipo de trabalho.
Entre os 49 presos que estão atuando em Rio Bonito do Iguaçu, 24 fazem parte do Programa Mãos Amigas. Esse programa, criado pelo Governo do Estado, tem como objetivo a reinserção social de pessoas privadas de liberdade. Ele oferece a oportunidade de prestar serviços de manutenção e conservação em escolas da rede estadual, contribuindo assim para a comunidade enquanto ajuda na reabilitação dos participantes.




