Quatro estações-tubo são encerradas nesta quarta-feira
A partir desta quarta-feira (3), Curitiba vai passar por mudanças no seu sistema de transporte. Quatro estações-tubo estão sendo completamente desativadas como parte de um projeto da Urbs, que visa revitalizar 69 dessas paradas até outubro de 2025. Essa é uma boa notícia para quem utiliza o transporte coletivo na cidade, já que as reformas prometem trazer mais conforto e modernidade.
As estações que serão reformadas são:
-
Estação-tubo Alferes Poli/Catedral da Fé (sentido Santa Cândida): ficará desativada entre 3 e 22 de setembro. Durante esse período, os usuários podem usar as linhas alternativas na região ou optar pela estação-tubo Eufrásio Correia.
-
Estação-tubo Coqueiros (sentido Boqueirão): estará fechada de 3 a 16 de setembro. As opções para os passageiros são a estação-tubo Érico Veríssimo ou o Terminal Sítio Cercado.
-
Estação-tubo Ferrovila (sentido Boqueirão): também ficará totalmente desativada entre 3 e 16 de setembro. Os passageiros podem escolher as linhas disponíveis na área ou a estação-tubo Parolin.
-
Estação-tubo Winston Churchill (sentido Pinheirinho): será fechada no mesmo período, de 3 a 16 de setembro. Durante as obras, os usuários podem usar as linhas da região ou o Terminal Pinheirinho.
As linhas que serão impactadas pelas reformas incluem a 203 (Santa Cândida/C. Raso), 502 (Circular Sul – Horário), 503 (Boqueirão), 602 (Circular Sul – anti-horário), X11 (Sítio Cercado/C. Raso) e X12 (Especial Boqueirão).
A revitalização das estações-tubo vai envolver a substituição de elementos estruturais metálicos do piso que estão muito corroídos, a troca do piso naval e das borrachas, além de melhorias na acessibilidade, como a realocação da catraca de entrada. Tudo isso para garantir que os usuários tenham uma experiência mais agradável ao utilizar o transporte coletivo.
Vale lembrar que essa não é a primeira fase de reformas. Entre 2022 e 2024, 203 estações-tubo já passaram por revitalizações. Portanto, é bom ficar atento às mudanças e se informar sobre as alternativas durante as obras. A Urbs está divulgando essas informações através de cartazes nos ônibus, então, é sempre bom dar uma olhadinha antes de sair de casa.




