Curitiba libera 2ª parcela do 13º salário para 47 mil servidores
Nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, a Prefeitura de Curitiba vai liberar a segunda parcela do 13º salário para mais de 47 mil pessoas. Isso inclui servidores ativos, aposentados e pensionistas. O montante total que será depositado gira em torno de R$ 99,8 milhões, o que deve dar um bom impulso na economia da cidade. E o melhor: o pagamento foi antecipado, já que o prazo final legal seria até o dia 20 de dezembro.
Agora, é bom ficar atento às diferenças entre as parcelas. A primeira, que caiu na conta em abril, correspondia a 50% do salário ou benefício, sem descontos. Já esta segunda parcela vem com todos os descontos obrigatórios. Isso significa que, ao conferir o valor, é preciso considerar o imposto de renda, a contribuição previdenciária (que pode ser o IPMC para estatutários ou INSS para outros vínculos), pensões judiciais, plano de saúde para quem está vinculado ao Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e, para quem optou, a previdência complementar CuritibaPrev.
Para os servidores ativos, a consulta ao valor a receber pode ser feita no Portal do Servidor. Já os aposentados e pensionistas devem acessar o portal do IPMC. É importante ter em mãos o CPF e a senha para facilitar o acesso. E não se esqueçam: em dezembro, vai ter um contracheque de ajuste que vai detalhar todos os descontos, seguindo as normas da legislação.
Além disso, essa mudança atende a uma exigência do Governo Federal relacionada ao eSocial, sendo a primeira vez que isso está sendo implementado.
Essas novidades são sempre bem-vindas, especialmente em tempos em que cada centavo conta. A expectativa é de que esse dinheiro ajude a movimentar ainda mais o comércio local e traga um pouco mais de alívio para as famílias curitibanas.




