Curitiba inaugura terceiro polo da Universidade Aberta ao Idoso
A Prefeitura de Curitiba, junto com o governo do estado, acaba de abrir o terceiro polo da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) na Regional Boa Vista. Essa novidade foi inaugurada na última quarta-feira, e já tem uma turma animada de 30 alunos. As aulas vão rolar no Centro de Atividades para a Pessoa Idosa (Cati) Boa Vista, sempre nas tardes de sexta-feira.
Assim como aconteceu nas Regionais Bairro Novo e Cajuru, o número de pessoas interessadas no polo do Boa Vista foi bem maior do que o esperado. Resultado: uma lista de espera foi criada, mostrando o quanto essa iniciativa está atraindo a atenção dos curitibanos. Um dos alunos que conseguiu uma vaga é o José Miguel dos Santos, um aposentado de 71 anos. Ele compartilhou sua empolgação: “Estou aposentado há 10 anos e sempre me preocupei em ocupar meu tempo. Se posso dizer que estou melhor agora do que quando tinha 40 anos, vou melhorar ainda mais recomeçando a estudar.”
A secretária da SMDH, Amália Tortato, esteve presente na inauguração, ao lado de representantes da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O curso vai durar até o segundo semestre de 2026 e terá um total de 512 horas de aulas, que vão mesclar encontros presenciais e vídeos. Os alunos que mantiverem uma frequência de pelo menos 75% e fizerem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vão receber um certificado reconhecido pela instituição.
Essa é uma ótima oportunidade para quem quer aprender e se manter ativo na terceira idade. Afinal, nunca é tarde para se dedicar a novos conhecimentos e fazer novas amizades!




