Onda de calor e chuvas associadas à La Niña
Começou o feriadão e, com a abertura do sol e o tempo firme, a sexta-feira (21/11) promete ser de muito calor em várias partes do Paraná. A previsão é que o sol predomine no estado, trazendo manhãs fresquinhas e tardes quentes. As temperaturas devem ficar em torno dos 20 ºC em grande parte da região.
Em Curitiba, as temperaturas vão variar bastante, com mínimas de 10 ºC e máximas que podem chegar até 27 ºC. É aquele dia característico da primavera, com uma amplitude térmica que pode surpreender. Mas, calma! Essa estabilidade não deve durar muito. No final da tarde, as nuvens começam a aparecer.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sistema de alta pressão que trouxe esse tempo bom está se afastando. No lugar, um novo sistema de baixa pressão, chamado de cavado meteorológico, está se formando e deve aumentar as chances de chuva no estado. As regiões Oeste e Sul são as mais propensas a receber pancadas rápidas, mas sem grandes acúmulos. Já no Leste, a instabilidade começa a se intensificar a partir de sábado (22/11), embora algumas garoas possam aparecer já na noite de sexta-feira.
### La Niña e suas Consequências
Falando em clima, o fenômeno La Niña, que começou a atuar em outubro, continua a influenciar o tempo no Brasil até o final do ano. Esse fenômeno, que se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano, traz algumas mudanças no clima, especialmente no Sul e Sudeste. O alerta é maior para as áreas agrícolas do Paraná, já que isso pode afetar tanto as temperaturas quanto a quantidade de chuva.
Os dados do Climatempo mostram que a chuva acumulada neste mês deve ser maior do que a média histórica de novembro. E as temperaturas também estão variando bastante: enquanto o Sul e o Leste devem ter máximas um pouco mais altas do que o normal, as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste podem sentir um friozinho a mais, com temperaturas abaixo da média.
### Fique Ligado!
Se você tem alguma história interessante, percebeu algo fora do comum na sua região ou deseja compartilhar uma foto ou vídeo, não hesite em nos chamar pelo WhatsApp. O número dos Caçadores de Notícias é (41) 9 9683-9504. Ah, e quando entrar em contato, não esqueça de mencionar essa matéria aqui! 😉




