PARANÁ

Polícia Civil do Paraná atua contra golpe do presente em operação

Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) está em andamento nesta terça-feira (25) para desmantelar um grupo criminoso que aplicava o famoso golpe do presente. Esse esquema já movimentou mais de R$ 14 milhões e, com a ajuda da Polícia Civil de São Paulo, foram cumpridos 172 mandados judiciais em várias cidades do estado vizinho. Dentre esses mandados, 41 são de prisão, 90 são para busca e apreensão, e 41 bloqueiam contas bancárias ligadas aos criminosos.

As investigações começaram há cerca de um ano e revelaram que cerca de 270 pessoas foram enganadas no Paraná, além de vítimas em outros estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Durante a operação, os policiais apreenderam 12 máquinas de cartão adulteradas em Curitiba, que eram usadas para aplicar o golpe.

O delegado Emmanoel David explicou como os criminosos atuavam. Eles se passavam por floriculturas ou lojas de chocolate e entravam em contato com pessoas que estavam fazendo aniversário. Fingiam que precisavam entregar um presente e cobravam uma taxa do motoboy. O problema é que, ao fazer isso, as vítimas eram direcionadas a pagar com cartão bancário. Nesse momento, os golpistas conseguiam capturar as informações e senhas por meio de softwares maliciosos nas máquinas adulteradas.

Em algumas situações, os criminosos realizavam cobranças altas sem que a vítima percebesse ou trocavam o cartão por outro do mesmo banco. Após o golpe, o dinheiro era rapidamente distribuído entre várias contas de laranjas, dificultando o rastreamento pelas instituições financeiras e pela polícia.

Essa operação é um esforço das autoridades para desmantelar essa organização criminosa e mostra o compromisso em combater fraudes financeiras. É um lembrete da importância de estar sempre atento e desconfiar de abordagens inesperadas, especialmente quando se trata de informações financeiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo