PARANÁ

Biblioteca Pública do Paraná realiza 8ª Festa Literária regional

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) prepara uma programação imperdível para a 8ª edição da Festa Literária da Biblioteca (Flibi), que acontece de 1º a 6 de dezembro. Com o tema “Escritas daqui”, o evento gratuito vai celebrar a literatura paranaense, destacando autores de todas as regiões do estado. E você já sabe: vai ter muita coisa boa, como saraus, mesas redondas, oficinas e até shows!

Uma das atrações principais da festa é o escritor e professor Paulo Venturelli, que é membro da Academia Paranaense de Letras e tem várias obras infantojuvenis premiadas. Ele abrirá o evento no dia 1º com uma palestra chamada “A vida na literatura e a vida da literatura”. Durante a Flibi, também vai rolar debates sobre crítica literária e o impacto social da literatura, além de novas tendências de escrita.

E não pense que as crianças ficam de fora! A programação infantil, chamada “Flibinha”, traz contação de histórias e oficinas para os pequenos. As atividades vão acontecer em diversos espaços da biblioteca, como o Hall Térreo, Auditório e Sala de Reuniões. Vale lembrar que algumas oficinas precisam de inscrição prévia e as vagas são limitadas, então é bom ficar de olho!

### Programação Diversificada

A Flibi promete uma programação bem variada ao longo dos seis dias. Todos os dias, você poderá conferir saraus com artistas locais, além de oficinas sobre temas como a preservação de livros e revistas literárias. Também estão previstas mesas de debate que vão explorar questões sobre identidades narrativas e a evolução da linguagem literária.

Outro ponto alto do evento é o lançamento dos livros do edital Outras Palavras, que dá uma força para editoras independentes do Paraná. No último dia, sábado, haverá um Simpósio de Cultura Paranaense e apresentações musicais na rampa externa da biblioteca.

Com entrada franca em todas as atividades, a Flibi busca fortalecer a cena literária local e incentivar o hábito da leitura. Esse evento já se consolidou como um importante marco cultural em Curitiba e no Paraná, unindo amantes da literatura e promovendo um rico intercâmbio de ideias. Não perca essa oportunidade de mergulhar no universo literário paranaense!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo