Cotidiano

Rio Bonito do Iguaçu inicia construção de casas para vítimas do tornado

As primeiras casas pré-moldadas que serão construídas em Rio Bonito do Iguaçu, como parte da recuperação das residências destruídas pelo tornado do início de novembro, começam a tomar forma na próxima semana. Oito terrenos já passaram pelo processo de limpeza e nivelamento e foram liberados pela prefeitura para que a Tecverde, a empresa contratada para o serviço, possa iniciar as obras. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está gerenciando todo esse trabalho.

Durante uma reunião realizada na última sexta-feira (28), representantes da Cohapar, da Tecverde e da Prefeitura definiram que a primeira família a ser beneficiada será a de Marilda Risse, esposa de Claudino Paulino Risse, uma das sete vítimas do tornado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior já havia prometido a Marilda, em uma ligação na semana passada, que a casa dela seria a primeira a ser montada. Após a construção da casa dela, o trabalho seguirá para os outros sete lotes que receberam autorização da prefeitura.

### Sistema de Construção e Moradias

As novas residências serão erguidas usando o sistema wood frame, que acelera bastante o processo de construção. Cada casa terá sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, com tamanhos que variam de 45 m² a 50 m². As obras serão feitas em etapas. A primeira fase envolve a fundação rasa, onde já são instaladas as redes elétrica, hidráulica e de gás. Depois, o concreto precisa passar por um período de cura, que pode durar de três dias a uma semana, dependendo do tipo de solo e de outras condições.

Após essa etapa, as paredes, que já vêm prontas com esquadrias e instalações, serão montadas. Em seguida, será a vez do telhado e dos acabamentos finais, como cerâmica, pintura, e instalação de louças e metais.

### Investimento e Entrega das Moradias

O Governo do Estado está investindo R$ 44 milhões para construir 320 moradias para as famílias afetadas. Aqueles que perderam suas casas, mas possuem terrenos adequados, receberão novas construções no mesmo local. Para os que não têm um espaço próprio, as novas moradias serão em terrenos doados pela prefeitura.

A ordem de entrega das casas está sendo definida a partir do cadastro realizado pela Cohapar. Eles fizeram um levantamento de campo em que aproximadamente 1,5 mil edificações foram vistoriadas, com a colaboração do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape-PR). O contrato com a Tecverde prevê um prazo de 180 dias para a conclusão de todas as 320 casas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo