PARANÁ

Drones transformam o ensino em escolas agrícolas do Paraná

A educação no Paraná está dando um passo importante ao incluir drones no aprendizado dos alunos em colégios agrícolas. Com um total de 39 drones em uso, essas tecnologias estão ajudando a ensinar sobre pilotagem e operação de equipamentos que são fundamentais para a agricultura moderna. Entre eles, dez drones específicos para pulverização foram distribuídos em diferentes cidades, com um investimento de mais de R$ 850 mil feito pela Secretaria de Estado da Educação em 2025.

É bom lembrar que, seguindo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), somente professores e alunos maiores de idade que tenham o treinamento adequado podem pilotar os drones de pulverização. Mas todos os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas sobre como manusear esses equipamentos nas Unidades Didático-Produtivas das escolas. Desde 2023, os 29 colégios agrícolas do estado também têm drones de filmagem, obtidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que podem ser operados por todos os alunos e professores.

Impacto na formação dos estudantes

O uso de drones está bem integrado aos cursos técnicos em Agropecuária e Agricultura. Por exemplo, no Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil, em Clevelândia, 100% da pulverização na fazenda-escola é feita com drones. Essa prática traz várias vantagens, como evitar o amassamento das lavouras e garantir uma aplicação mais uniforme de defensivos agrícolas.

Mateus Alves Brasil, um estudante de 19 anos, compartilha que essa experiência com drones mudou sua perspectiva sobre o trabalho no campo e influenciou seus planos de carreira. Ele destaca a importância do ensino prático e do contato com tecnologias modernas na formação oferecida pelos colégios agrícolas.

Atualmente, o Governo do Estado mantém 29 colégios agrícolas que atendem cerca de 7,5 mil estudantes em várias regiões do Paraná. Essas instituições não só oferecem formação técnica, mas também combinam a educação básica, preparando os alunos para os desafios do agronegócio contemporâneo e contribuindo para o desenvolvimento do setor no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo