Curitiba e Região

Viaduto do Tarumã causa transtornos em avenida de Curitiba

Quem passa pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, perto do Viaduto do Tarumã, vai precisar de um pouco mais de paciência com o trânsito esta semana. Desde a segunda-feira, dia 8 de dezembro, estão acontecendo obras de asfaltamento em um trecho que vai da Rua Presidente Epitácio Pessoa até a Rua General Polli Coelho. Isso resultou em uma lentidão acima do normal na região.

Na manhã da quarta-feira, dia 10, o congestionamento chegava até a Rua Alexandre Gusmão, o que representa cerca de três quadras acima do local das obras. No total, o tráfego lento ocupava aproximadamente um quilômetro da via, sendo que a parte em obras é de cerca de 400 metros. Para melhorar a situação, a Superintendência de Trânsito (Setran) informou que estão sendo feitas fresagens em duas faixas, além da recomposição completa do pavimento nas quatro pistas.

Na verdade, a primeira camada de asfalto está sendo aplicada esta semana e, se o tempo colaborar, a previsão é que essa etapa termine até o final da sexta-feira. Assim que essa fase for concluída, o tráfego será liberado, mas a via permanecerá sinalizada como área em obra até que a camada final e a sinalização horizontal definitiva sejam aplicadas.

Outra mudança importante no trânsito aconteceu na terça-feira, dia 9 de dezembro. O fluxo que passa pela ponte que liga à Rodovia João Leopoldo Jacomel foi desviado para uma nova estrutura que foi instalada recentemente. Essa alteração é parte de um processo de readequação viária na região, que promete melhorar a circulação no futuro.

Para evitar maiores transtornos, a Setran recomenda que os motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização. Também é uma boa ideia planejar a rota com antecedência, principalmente durante os horários de pico.

Essas obras fazem parte de um projeto maior de duplicação do viaduto do Tarumã, além da requalificação de outras 12 ruas nas proximidades, que receberão novas alças de acesso. No momento, as equipes estão trabalhando na revitalização do pavimento da Avenida Victor Ferreira do Amaral, na finalização das calçadas e na pavimentação das vias locais que se conectam à Linha Verde. O acabamento paisagístico do complexo também está em andamento.

Quando todo o sistema estiver pronto, o trânsito vai operar com novas rotas e direções pelas alças. Por exemplo, quem estiver na Linha Verde, sentido Sul, em direção a Pinhais, poderá seguir pela Rua Bandeirante Dias Cortes, Avenida Afonso Pena, Rua Nabig Daher, Rua Presidente Epitácio Pessoa e, finalmente, Victor Ferreira do Amaral, com a opção de retornar ou continuar até Curitiba.

Essas mudanças prometem facilitar a vida dos motoristas e melhorar o tráfego na região, mas é sempre bom estar atento às alterações e se planejar para evitar surpresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo