Paraná permanece em alerta para tempestades neste fim de semana
Neste sábado, o Paraná permanece em alerta para tempestades. A situação se agravou na sexta-feira, quando chuvas intensas atingiram várias regiões, especialmente no Oeste do estado. Em Palotina, por exemplo, o volume de água registrado foi impressionante: até o final da tarde, já eram 139,4 milímetros, segundo o Simepar.
Além da chuva, os ventos também se mostraram fortes. Em Candói, as rajadas chegaram a 80,6 km/h, enquanto em Curitiba, na estação do bairro Boa Vista, a ventania mais intensa registrou 68,4 km/h ao meio-dia.
Para hoje, as notícias não são das melhores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para todo o Paraná, indicando um potencial de tempestade. As previsões apontam para até 50 mm de chuva ao longo do dia, com ventos que podem chegar a 60 km/h e até possibilidade de granizo. Apesar do cenário preocupante, o Inmet considera que o risco de problemas como cortes de energia, danos a plantações e alagamentos é baixo.
Chuva mais intensa no norte e centro do Paraná
A situação é mais crítica nas regiões norte e central do Paraná. O Inmet emitiu um alerta laranja, que indica um risco maior de tempestade, válido até às 10 horas de domingo. Nesse caso, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm, e as rajadas de vento podem atingir 100 km/h. Nessa área, há um risco real de cortes de energia, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Se você precisar entrar em contato com a Defesa Civil no Paraná, o número é 199 para emergências e 153 se você estiver em Curitiba. Outra opção é enviar um SMS para 40199 com seu CEP para receber alertas.




