PARANÁ

Alep aprova redução de 45% do IPVA no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deu um passo importante nesta terça-feira (16) ao concluir a votação de um projeto que promete aliviar o bolso dos motoristas paranaenses. O novo projeto reduz o IPVA, que antes era de 3,5%, para 1,9% em todo o estado. A proposta, que veio do Poder Executivo, foi aprovada em duas sessões, uma delas antecipada, e agora só falta a sanção do governador para entrar em vigor.

O Projeto de Lei 690/2025 teve uma aceitação unânime, com 48 votos a favor e nenhum contra no segundo turno. A Oposição pediu uma nova análise do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que havia rejeitado três emendas, mas o parecer do deputado Hussein Bakri (PSD) foi mantido com 38 votos favoráveis e apenas oito contrários.

Essa redução no IPVA vai beneficiar cerca de 83% da frota de veículos do Paraná, que conta com aproximadamente 4,1 milhões de carros, motos e caminhonetes. Isso significa que mais de 2,5 milhões de automóveis, 268,7 mil motocicletas, 244,7 mil caminhonetes e 225,1 mil camionetas poderão contar com essa nova alíquota mais baixa.

### A Nova Alíquota do IPVA

É importante destacar que a nova alíquota não se aplica a todos os veículos. Veículos como ônibus, caminhões, táxis e utilitários de carga, além de carros que usam gás natural veicular (GNV), continuarão pagando a alíquota de 1%. A ideia do governo é que essa redução na carga tributária traga um alívio financeiro significativo para as famílias, ajudando a aumentar o consumo e a movimentação da economia em vários setores.

Por outro lado, para equilibrar a arrecadação, a multa por atraso no pagamento do IPVA vai passar de 10% para 20%. A expectativa é que essa mudança não só diminua a inadimplência, mas também incentive a regularização de veículos que estão registrados em outros estados.

A Receita Estadual esclareceu que, por se tratar de alterações gerais, não haverá impacto na arrecadação deste ano. As mudanças começarão a ser sentidas em 2026, quando os novos valores estarão refletidos nas previsões de receita e nas metas fiscais das leis orçamentárias.

Essa decisão deve trazer um alívio bem-vindo para muitos motoristas no Paraná, que podem ver uma diferença significativa no valor do imposto a ser pago a partir do próximo ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo