Curitiba e Região

Hospital na Grande Curitiba amplia leitos para saúde mental

Durante a 5ª Jornada de Saúde Mental do Hospital Adauto Botelho, foi inaugurado um novo espaço que vai contar com 22 leitos de psiquiatria, previstos para funcionar em 2025. Esse espaço, que fica em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vai oferecer dez leitos para adolescentes, dez para homens que lutam contra a dependência química e dois para mulheres com transtornos mentais. Essa ampliação é um passo significativo para o hospital, que tem se expandido nos últimos anos.

Para você ter uma ideia, em 2022, o Hospital Adauto Botelho tinha 50 leitos. Em 2023, esse número subiu para 66, passou para 80 em 2024 e, com essa nova adição, chegará a 102 leitos ativos até o final do ano. O hospital é uma referência em atendimento psiquiátrico no estado e também se destaca na área de obstetrícia psiquiátrica de alto risco na Região Metropolitana de Curitiba. Hoje, a equipe do HAB conta com 245 profissionais dedicados.

Além do atendimento psiquiátrico, o hospital oferece uma gama de serviços, como psicoterapia, odontologia, fisioterapia, obstetrícia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e enfermagem. Tudo isso para garantir um cuidado completo aos pacientes.

### Jornada de Saúde Mental

O evento que marcou a inauguração reuniu mais de 90 profissionais e estudantes, todos prontos para discutir formação, pesquisa e os novos desafios da saúde mental no Paraná. A programação foi bastante rica, com mesas-redondas, palestras e debates sobre a qualidade e segurança do atendimento, além de cuidados para pessoas com transtornos relacionados ao uso de substâncias e o adoecimento dos profissionais de saúde.

Eliones Salibian, diretora-geral do HAB, destacou que a Jornada é uma celebração dos avanços da instituição. Para ela, “mais que um encontro científico, este evento reafirma nosso compromisso com a saúde mental da população e com a formação de profissionais que agem com técnica, ética e empatia”.

O hospital também está investindo na formação de novos médicos psiquiatras. Desde 2022, o programa de residência médica já conta com 11 residentes e, para 2026, a expectativa é de abrir mais cinco vagas. É um esforço contínuo para garantir que a saúde mental receba a atenção que merece, com profissionais capacitados e comprometidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo