Curitiba e Região

Caminhoneiros marcam greve para esta quinta-feira

Um grupo de caminhoneiros no Brasil está se organizando para uma paralisação que começa nesta quinta-feira (4). A mobilização foi formalizada em Brasília por Chicão Caminhoneiro, representante da União Brasileira dos Caminhoneiros, que entregou o protocolo ao governo na última terça-feira (2). No Paraná, ainda não há confirmação se os caminhoneiros locais vão se juntar a esse movimento, que está programado para o fim de 2025.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, Chicão explicou que a decisão foi tomada em conjunto com outras lideranças da categoria. O principal objetivo da greve é pressionar o governo a garantir que as leis que beneficiam os caminhoneiros sejam cumpridas de maneira integral, proporcionando mais segurança e estabilidade para esses profissionais.

Entre as reivindicações apresentadas, estão a necessidade de uma garantia de estabilidade contratual e a criação de critérios claros para a contratação e recusa de serviços. Os caminhoneiros também pedem uma revisão completa do Marco Regulatório do Transporte de Cargas, para que a legislação se adeque às dificuldades atuais enfrentadas pela categoria. Outro ponto importante é a proposta de uma aposentadoria especial após 25 anos de trabalho, desde que o tempo de contribuição possa ser comprovado por documentos.

O protocolo de reivindicações contou com o apoio do ex-desembargador Sebastião Coelho, que nas últimas semanas se envolveu em um movimento político em defesa do ex-presidente preso na Polícia Federal. Ele classificou a mobilização dos caminhoneiros como um “caminho que restou” para a categoria. No entanto, essa ligação política gerou controvérsias, e alguns sindicatos, como a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo (Fetrabens), já se manifestaram contra a paralisação, afirmando que não vão participar desse movimento.

Por aqui, é bom ficar atento às novidades e se você conhece alguém que faz um trabalho incrível ou notou algo irregular na sua região, não hesite em entrar em contato! Você pode enviar fotos, vídeos ou fazer denúncias pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. E, claro, quando falar com a gente, conta sobre essa matéria! 😉

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo