Candidatos realizam prova de matemática e ciências naturais
Neste domingo, dia 16, a partir das 13h30 (horário de Brasília), acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham exatamente às 13h, então é bom chegar com antecedência para não perder a oportunidade.
Na semana passada, mais de 4,81 milhões de candidatos estavam inscritos, e 3,5 milhões (cerca de 73%) compareceram ao primeiro dia de provas. Aqueles que não puderam ir no último domingo ainda têm a chance de fazer o exame hoje. Uma informação importante: devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), quem se inscreveu nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, fará as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Neste segundo dia, os participantes vão responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza, que incluem química, física e biologia.
Para quem enfrentou problemas como desastres naturais, como o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, ou está lidando com doenças listadas no edital, haverá a possibilidade de reaplicação do exame. As novas provas para esses candidatos estão agendadas para os dias 16 e 17 de dezembro. O pedido para a reaplicação deve ser feito entre os dias 17 e 21 de novembro, pelo site da Página do Participante.
Lembre-se que todos os horários do Enem seguem o horário de Brasília. Se você está em um estado com fuso horário diferente, é fundamental fazer a conversão para não se confundir. O exame de hoje terá uma duração total de cinco horas, com término previsto para as 18h30. O tempo mínimo para ficar na sala é de duas horas — só depois disso, a saída é liberada a partir de 15h30. Para quem tem tempo adicional aprovado, a prova termina às 19h30, e quem utilizar a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá se estender até as 20h30.
Atenção aos itens permitidos na sala de prova! O Inep recomenda que você leve uma cópia impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante. Para preencher o cartão-resposta, use apenas caneta esferográfica de tinta preta, e lembre-se de que é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, que pode ser físico ou digital.
Se precisar de uma declaração de comparecimento para comprovar sua presença no Enem 2025, você pode acessar esse documento na Página do Participante. Lembre-se de imprimi-lo e entregá-lo ao aplicador na porta da sala.
Uma novidade deste ano é que, pela primeira vez, os alunos concluintes de escolas públicas tiveram suas inscrições pré-preenchidas no sistema, facilitando a participação. Isso teve um bom retorno: cerca de 72,6% dos 1,9 milhão de concluintes confirmaram a inscrição. Outra mudança significativa é que os resultados do Enem agora voltam a certificar a conclusão do ensino médio para quem tem mais de 18 anos e atinge as notas mínimas exigidas.
Além disso, as notas do Enem de 2025 poderão ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026, junto com as de 2024 e 2023. As notas do Enem têm um papel importante, podendo ser usadas para acesso a universidades públicas, bolsas em instituições privadas, e até para estudar em Portugal.




