PARANÁ

Cão policial doa sangue e salva vida de cadela no Paraná

Um cão policial chamado K9 Átila mostrou que coragem vai muito além do trabalho cotidiano. Ele, que faz parte da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em Cascavel, no oeste do Paraná, salvou a vida de uma cadelinha ao doar sangue para ela. A história começou na sexta-feira, dia 3 de outubro, quando a cadela, que estava grávida, foi atropelada em uma área rural e perdeu uma quantidade significativa de sangue.

A transfusão aconteceu rapidamente, no laboratório do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), e, felizmente, após a doação, a saúde da cadela se estabilizou. K9 Átila, um pastor belga malinois de sete anos, já é um veterano ao lado do capitão Beiger, comandante da companhia. Ele é treinado para detectar drogas, armas e munições, além de atuar na proteção. A corporação destacou que “nosso K9 Átila mostrou mais uma vez que coragem também é sinônimo de solidariedade”.

### Doação de Sangue Canina

Assim como os humanos, a doação de sangue entre cães é uma prática que pode salvar vidas. No Paraná, a coleta é feita sem sedativos, e é fundamental que os doadores sejam dóceis. Durante a doação, os cães precisam ficar imóveis por cerca de 10 minutos, o que garante uma coleta tranquila.

Existem alguns critérios para que um cão possa ser um doador. Eles devem ter entre 2 e 8 anos, pesar no mínimo 26 kg (ou seja, ser de grande porte) e estar com as vacinas em dia. As fêmeas só podem doar 15 dias após o último cio e não podem estar grávidas. Cada cão pode doar até quatro vezes por ano, ou seja, uma a cada três meses. Durante a coleta, cerca de 450 ml de sangue são retirados.

Para garantir a qualidade e a segurança do sangue coletado, a equipe do laboratório utiliza bolsas de coleta semelhantes às usadas em humanos. Depois, o sangue fica em repouso por uma hora, é centrifugado e os hemocomponentes são separados. O plasma é congelado e as hemácias são armazenadas em geladeiras especiais. Dependendo do tipo, o plasma pode durar até um ano, enquanto o concentrado de hemácias, que conta com um suplemento chamado manitol, dura até 35 dias.

Por conta dos requisitos para a doação, cães de raças maiores como Rottweiler, Labrador, Pit Bull, Akita, São Bernardo, Pastor Alemão e Golden Retriever se destacam como doadores. Eles são especialmente úteis para ajudar pacientes diagnosticados com anemia ou que sofreram acidentes. É uma verdadeira corrente do bem que mostra como o amor e a solidariedade podem vir de onde menos se espera.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo