PARANÁ

Centre Pompidou Paraná: novo museu no estado será assim

Uma proposta incrível está tomando forma em Foz do Iguaçu: o Centre Pompidou Paraná, que promete transformar a visão de um museu em um espaço vibrante, onde arte e natureza se encontram. Na última sexta-feira (05), o projeto foi apresentado com a presença de figuras importantes, como o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o arquiteto paraguaio Solano Benítez, que assina o projeto. O evento também contou com Laurent Le Bon, presidente do Centre Pompidou. A escolha de Foz para abrigar a primeira filial do famoso museu francês nas Américas é um marco para a cultura da região.

Durante a apresentação, Ratinho Junior enfatizou a relevância cultural e econômica desse empreendimento, que une arte, educação, turismo e o desenvolvimento regional. O governador ainda participou de uma atividade bem interessante com alunos das escolas públicas, onde juntos produziram os primeiros tijolos feitos com o barro do próprio terreno onde o museu será construído. Essa oficina foi uma maneira simbólica de conectar a comunidade ao projeto, antecipando a convivência que será essencial na futura instituição cultural.

### Um projeto que valoriza a natureza

O projeto do Centre Pompidou Paraná, elaborado por Solano Benítez, utiliza materiais simples, como o tijolo feito da terra vermelha local. Benítez traz uma abordagem inovadora, mesclando tradição e modernidade nas técnicas construtivas. O museu será composto por módulos de alvenaria e concreto, criando espaços amplos e flexíveis, além de áreas de convivência e um ponto central que promove a interação entre os visitantes.

Um dos destaques do projeto é a preocupação com a ventilação natural e o sombreamento, criando um microclima que se harmoniza com o calor e a umidade da região. O museu não será apenas um espaço para exposições, mas uma extensão da natureza ao seu redor, integrando a flora do Parque Nacional do Iguaçu. A ideia é dissolver as barreiras entre o interior e o exterior, fazendo com que o visitante sinta que está imerso na Mata Atlântica.

Benítez ainda comentou sobre a intenção de usar materiais locais na construção. “Queremos que a maior parte dos materiais venha da terra daqui. O museu será erguido com o mesmo barro que qualquer morador utiliza para construir sua casa”, disse ele, revelando o compromisso com a comunidade local.

### Quando as obras começam?

A previsão é que as obras do Centre Pompidou Paraná tenham início em 2026, com um investimento de cerca de R$ 250 milhões do Governo do Estado. O terreno em questão foi cedido pela Motiva Aeroportos e fica ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Desde 2021, o Centre Pompidou tem sido um parceiro do Governo do Paraná, contribuindo com o desenvolvimento conceitual e arquitetônico do espaço e também na definição de ações educativas voltadas para o público.

As atividades em torno do museu começaram na quinta-feira (04), com oficinas lúdicas para crianças da rede pública, onde elas puderam aprender sobre técnicas construtivas de forma divertida. Na manhã de sexta, estudantes de arquitetura tiveram uma experiência prática sob a orientação de Solano Benítez, discutindo sustentabilidade e inovação. No sábado (06), as ações se abriram para toda a comunidade, reforçando o caráter participativo do projeto.

Um pavilhão temporário foi instalado no terreno do futuro museu, na Avenida das Cataratas, em frente ao Centro de Convenções. Esse espaço foi pensado como um ponto de encontro e experimentação, convidando todos a se envolverem nesse projeto tão especial.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo