Centro de Referência Afro é inaugurado em Curitiba na Consciência Negra
Nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, que marca o Dia da Consciência Negra, o Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro) de Curitiba deu as boas-vindas em sua nova sede. O espaço, que fica no bairro São Francisco, está preparado para oferecer apoio psicológico e jurídico a quem enfrenta situações de racismo e intolerância religiosa. Além disso, ele também vai promover atividades culturais, tudo isso em um ambiente acolhedor e respeitoso.
A inauguração foi animada! O público pôde participar de oficinas de expressão corporal e percussão, além de aproveitar um show de samba de terreiro, que trouxe um pedacinho da cultura afro-brasileira para o evento. O Creafro ocupa um imóvel histórico que foi restaurado, parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, que visa revitalizar a área central da cidade. Esse tipo de iniciativa não só resgata a história local, mas também fortalece a cultura e a diversidade.
A coordenadora do centro, que faz parte da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-racial, anunciou que serão oferecidas oficinas gratuitas de dança e percussão, com inscrições abertas no Guia Curitiba. E tem mais! Em breve, o local também incluirá atividades ligadas à gastronomia afro, trazendo um sabor especial às experiências oferecidas.
A secretária Marli Teixeira Leite destacou algumas conquistas recentes em relação às políticas de igualdade racial na cidade. Uma das novidades é a aprovação de um fundo municipal que vai ajudar a financiar ações voltadas para essa causa. O Creafro também se propõe a ser um espaço de diálogo, aberto para reuniões da população migrante, mas é preciso agendar previamente.
O nome do centro é uma homenagem a Enedina Alves Marques, uma mulher incrível que fez história em Curitiba. Nascida em 1913, ela foi a primeira mulher negra do Brasil a se formar em Engenharia Civil, concluindo seus estudos na UFPR em 1945. Enedina deixou sua marca em importantes projetos hidrelétricos no Paraná e ajudou a construir o Colégio Estadual do Paraná, entre outras obras notáveis.
O novo Creafro está funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na Rua Paula Gomes, 325, esquina com Duque de Caxias, no coração do bairro São Francisco. É uma ótima oportunidade para quem precisa de apoio ou quer se envolver em atividades culturais que celebram a riqueza da cultura afro-brasileira.




