Cotidiano

Chuvas do fim de semana fazem 32 estações atingirem média histórica

Neste domingo (23), o Paraná enfrentou uma verdadeira maratona de fenômenos meteorológicos. Chuvas intensas, rajadas de vento e até granizo foram registrados em diversas cidades. E a previsão é que o tempo continue chuvoso nesta segunda-feira (24), mas a partir de terça (25) a situação deve melhorar com a chegada de uma massa de ar mais seco, segundo informações do Simepar.

Até o domingo, 32 estações de monitoramento de chuva já haviam alcançado a média histórica para novembro. Algumas delas, como as de Guaratuba e Pontal do Paraná, registraram volumes impressionantes, com 145,4 mm e 108,8 mm, respectivamente. Outras cidades, como Guarapuava e Laranjeiras do Sul, também viram granizo cair em suas regiões.

A meteorologista Bianca de Ângelo explica que a situação foi causada por uma combinação de fatores. Uma área de baixa pressão no oceano ajudou a puxar uma frente fria para o continente. Além disso, um sistema de alta pressão perto da costa do Uruguai intensificou a umidade que vinha do mar, gerando instabilidades. O resultado? Nuvens robustas que trouxeram não apenas chuva, mas também granizo em algumas localidades.

As temperaturas também estavam elevadas, com Guaíra alcançando 34°C e cidades como Altônia e Paranavaí registrando 32°C. As rajadas de vento não ficaram para trás, superando os 60 km/h em locais como Nova Tebas e Francisco Beltrão. Todo o estado estava em alerta meteorológico, com avisos emitidos pela Defesa Civil.

Volume Histórico de Chuva

Até agora, 32 estações meteorológicas atingiram a média histórica de chuvas, uma semana antes do término do mês. Cidades como Campo Mourão e Londrina se destacaram, com volumes de chuva que superaram em mais de 100 mm a média esperada para novembro. Em Cornélio Procópio, os registros foram os mais altos desde a instalação da estação em 2018.

As chuvas não foram só uma ocorrência isolada. Em Apucarana e Região Metropolitana, os acumulados já são os maiores desde 2015. Em Cerro Azul e Palotina, o mesmo se aplica, com registros históricos para este mês.

Previsão do Tempo

Com a chuva, as temperaturas caíram consideravelmente entre sábado e domingo. Em Curitiba, por exemplo, a máxima passou de 25,7°C para apenas 19,2°C. A capital amanheceu com 14°C nesta segunda-feira. Na região Sul, a diferença foi notável, com General Carneiro registrando uma queda de 29,8°C para 18,1°C.

As temperaturas devem continuar amenas no início da semana, já que a chuva persiste. No Centro e Leste do Paraná, as máximas não devem passar dos 22°C, enquanto no Oeste e Norte, podem chegar aos 30°C. Nesta segunda, a previsão é de pancadas de chuva, especialmente na metade Leste, com risco de tempestades isoladas.

O alerta meteorológico também se estende ao Litoral, onde há risco de alagamentos e deslizamentos. A chuva deve persistir no Leste do Paraná, com acumulados que podem ultrapassar 150 mm em 24 horas, principalmente na Serra do Mar.

A partir de terça-feira, espera-se uma mudança no cenário, com a instabilidade dando lugar a mais sol. No Centro-Sul e Campos Gerais, a cobertura de nuvens pode trazer chuvas fracas, mas o sol deve aparecer entre as nuvens. As temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 10°C em algumas regiões, enquanto as máximas devem girar entre 23°C e 30°C ao longo da semana.

Nos dias seguintes, o sol deve dominar, mas não se descarta a possibilidade de chuvas rápidas, típicas da primavera. E na sexta-feira, as temperaturas devem subir, com máximas que podem chegar a 35°C em algumas áreas do Oeste.

O clima no Paraná está em constante mudança e, como sempre, é bom ficar atento às previsões e alertas para se preparar para as surpresas que a natureza pode trazer!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo