Ciclone deixa árvores caídas e equipes em ação para recuperação
Muita gente em Curitiba ainda está lidando com os efeitos do vendaval que assustou a cidade na quarta-feira (10/12). Na manhã seguinte, ou seja, nesta quinta-feira (11/12), muitos moradores permaneciam sem energia elétrica, sem água e enfrentando ruas bloqueadas por árvores que não conseguiram resistir às ventanias de mais de 70 km/h. A equipe da prefeitura já estava de prontidão logo cedo no bairro Cabral, onde uma árvore derrubada impediu a passagem na rua Vereador Antônio dos Reis Cavalheiro. Quem precisava passar por ali teve que dar uma volta e buscar outras rotas.
As equipes da Prefeitura de Curitiba e da Defesa Civil não pararam um minuto desde que o vendaval passou. A operação de limpeza, que envolve a remoção de árvores e a restauração da normalidade na cidade, estava a todo vapor. Caminhões, guinchos e motosserras estavam em ação nos locais mais afetados. Embora o balanço ainda estivesse sendo atualizado, já era possível ver que dezenas de árvores haviam caído devido à força do vento. E não foi apenas a paisagem da cidade que sofreu. A mobilidade em bairros como Boqueirão, Tatuquara e Caximba também ficou comprometida, já que o vento forte causou estragos por lá.
Além de lidar com as árvores caídas, as equipes técnicas estavam atentas à infraestrutura danificada, principalmente postes e redes elétricas. A energia elétrica já havia sido restabelecida em boa parte da cidade, mas muitos moradores ainda relatavam problemas com a instabilidade no fornecimento. O vendaval realmente bagunçou a rotina dos curitibanos. Durante a quarta-feira, a Defesa Civil recebeu uma avalanche de chamadas sobre quedas de galhos e árvores em ruas, carros e calçadas. Eles mantiveram o alerta ligado durante todo o dia para evitar mais problemas.
E como fica a programação de Natal da cidade? Infelizmente, parte das festividades teve que ser cancelada na quarta-feira devido ao clima instável. A prefeitura optou por priorizar a segurança do público e dos artistas, não arriscando a integridade de ninguém.
Esse vendaval todo foi causado por um ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul. Quando ele se deslocou para o oceano, intensificou os ventos em grande parte do Paraná, incluindo a capital. Embora o ciclone não tenha passado diretamente por Curitiba, foi o suficiente para provocar aquelas fortes rajadas de vento entre a manhã e a tarde de quarta-feira. Segundo o Simepar, outras cidades do estado também registraram ventos acima da média, mostrando que o efeito desse fenômeno meteorológico afetou o Sul do Brasil como um todo nesta semana.
E qual é a previsão do tempo para Curitiba nesta quinta-feira? Os ventos já estão mais fracos em todo o Paraná, mas ainda há rajadas de até 50 km/h em algumas regiões, como nos Campos Gerais, Centro-Sul, RMC e litoral. O sol aparece e predomina em todas as áreas, trazendo um calorzinho à tarde. A previsão é de nenhuma chuva, com temperaturas variando entre 15 e 25ºC. De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, nesta madrugada não houve registro de ventos fortes como os que foram vistos na quarta-feira. O que se observou foi apenas uma variação na nebulosidade, com algumas nuvens baixas e ocorrências de garoa em regiões específicas.
Se você conhece alguém que está fazendo algo incrível ou presenciou alguma irregularidade na sua área, pode entrar em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. Ah, e se você falar com a gente, não esqueça de mencionar essa matéria! 😉




