PARANÁ

Ciclone extratropical provoca chuvas e ventos no Paraná

Um ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul está trazendo mudanças significativas no clima do Paraná esta semana. De acordo com o Simepar, o fenômeno já provocou chuvas intensas até esta terça-feira (09) e a previsão é de ventos fortes para quarta-feira (10). Na segunda-feira (08), as chuvas mais volumosas foram registradas na região Oeste, com Altônia acumulando impressionantes 97 mm. Em Santa Maria do Oeste, as rajadas de vento chegaram a 77 km/h.

Nesta terça-feira, antes das 10h, várias cidades paranaenses já tinham mais de 50 mm de chuva. O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, fez um alerta sobre rajadas de vento que podem variar entre 50 km/h e 70 km/h. A expectativa é que o Sudoeste e o Centro-Sul do estado recebam até 100 mm de chuva, enquanto as demais regiões devem acumular entre 30 mm e 50 mm.

### Queda nas temperaturas e previsão de ventos fortes

As temperaturas despencaram em relação aos últimos dias. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, a máxima que era de 35,1°C no domingo caiu para 23,9°C na segunda-feira. Para esta terça, a previsão é de que as máximas variem entre 21°C e 28°C em todo o estado. Na quarta-feira, o ciclone deve se deslocar para o litoral do Rio Grande do Sul. Embora as chuvas no Paraná possam diminuir, os ventos continuarão intensos, com rajadas de 50 km/h a 60 km/h na metade sul do estado e podendo chegar a 80 km/h na região leste.

O Simepar também fez um alerta sobre a agitação no mar entre quinta e sexta-feira, com ondas que podem variar de 1,5 a 3,0 metros no litoral paranaense, o que pode representar riscos para a navegação. A partir de sexta-feira, um novo sistema de baixa pressão deve trazer mais instabilidades, especialmente para as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná.

Para garantir a segurança, a população é incentivada a cadastrar seu celular para receber alertas da Defesa Civil. É só enviar um SMS com o CEP para o número 40199 ou adicionar o contato (61) 2034-4611 no WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo