PARANÁ

Ciclone extratropical provoca danos e apagões em Curitiba

As chuvas intensas e os ventos fortes que atingiram o Paraná nesta segunda-feira (22) foram resultado de uma frente fria que veio do Paraguai e da Argentina, combinada com um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Essa situação acontece quando há uma queda significativa na pressão atmosférica em um ponto específico, gerando correntes de ar que provocam ventos intensos, como os que sentimos nas últimas horas.

Nesta terça-feira (23), o ciclone já se afastou do estado, mas deixou um frio danado para trás. Em Curitiba, a mínima chegou a 7 ºC, mas a sensação térmica foi ainda mais baixa por causa dos ventos que sopraram a 32 km/h. Na Região Metropolitana, cidades como Fazenda Rio Grande e Lapa registraram temperaturas bem frias, com mínimas de 4,6 ºC e 3,5 ºC, respectivamente. Palmas, por sua vez, marcou a menor temperatura do estado, com apenas 2,1 ºC. Além do frio, a passagem do ciclone deixou cerca de 3,3 mil residências em Curitiba sem energia na manhã dessa terça-feira.

Previsão do Tempo para Curitiba

Apesar do frio e das intempéries que nos acompanharam, a previsão não aponta para novos temporais. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informa que o dia será mais tranquilo, com a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. O litoral pode ter algumas chuvas fracas, mas nada muito preocupante. As temperaturas devem ficar abaixo dos 25 ºC em todo o estado, e em Curitiba, a previsão é de 20 ºC, com céu limpo e sem nuvens.

Esse clima mais estável deve se manter até quinta-feira (25), quando novas chuvas podem aparecer na faixa Leste do Paraná. O frio, no entanto, ainda vai persistir. Especialmente na sexta-feira (26), quando a mínima em Curitiba pode chegar a 8 ºC, com uma máxima que não deve passar de 14 ºC.

Se você tem histórias interessantes, viu algo curioso ou até mesmo irregularidades na sua região, pode compartilhar com a gente! É só mandar uma mensagem pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. E não esquece de mencionar esta matéria quando falar com a gente!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo