Ciclone provoca alertas do Inmet para o Paraná
Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas sobre a possibilidade de tempestades no Paraná. O alerta mais sério, classificado como vermelho, indica que o Litoral é a região que deve enfrentar os maiores riscos devido à formação de um novo ciclone próximo à costa Sudeste do Brasil. As chuvas podem ser intensas, com volumes superiores a 60 mm por hora ou até 100 mm em um único dia. Além disso, as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h, trazendo riscos de granizo, danos a construções, quedas de energia, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e problemas no transporte.
No último fim de semana, as chuvas já foram tão intensas que 32 estações meteorológicas atingiram a média histórica de precipitação para novembro. Curitiba, por exemplo, já viu esse volume ser superado. Para hoje e amanhã, a previsão é de muita chuva na capital paranaense.
Além do alerta vermelho, há um alerta laranja, que abrange a faixa Leste do estado e vai até o Norte, próximo à Represa do Taquaraçu. Nesse caso, os acumulados de chuva devem variar entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm durante o dia. Nas demais áreas do Paraná, o alerta é amarelo, o que indica um risco menor, mas ainda com atenção.
Com a chuva, as temperaturas caíram bastante entre sábado e domingo, especialmente na região Leste. Hoje, um cavado em níveis médios da atmosfera vai manter a instabilidade, com pancadas isoladas de chuva, que podem ser fortes e acompanhadas de raios. A boa notícia é que a partir de amanhã, a instabilidade deve diminuir, e o sol deve aparecer mais no Interior do estado.
As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 10°C em cidades do Centro, Sul e Leste, enquanto no Oeste e Norte, os termômetros vão marcar entre 12°C e 14°C. Durante a tarde, o sol vai aparecer entre algumas nuvens, ajudando a elevar as temperaturas em todo o Paraná. A previsão é que os dias ensolarados voltem de forma mais intensa na sexta-feira. As temperaturas podem chegar perto dos 30°C em várias regiões, podendo até atingir 35°C em algumas cidades do Oeste e Norte.
Se você tem alguma notícia interessante ou viu algo diferente na sua região, não hesite em nos contar! Você pode enviar fotos, vídeos ou fazer denúncias pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. Ah, e quando entrar em contato, lembre-se de mencionar essa matéria! 😉




