Curitiba e Região

Circular Centro será eletrificado e terá nova pintura

O Circular Centro, uma linha de ônibus muito querida em Curitiba, vai voltar com uma novidade: vai ser uma frota elétrica e um novo trajeto. A informação foi revelada pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, nesta quarta-feira, dia 15 de outubro. A expectativa é que essa linha retorne no segundo semestre de 2026, após ter sido desativada durante a pandemia.

Essa linha sempre teve um papel importante na região central, com seus ônibus brancos e uma tarifa mais acessível. Agora, a ideia é modernizar o itinerário, cobrindo mais pontos da capital. Maia Neto comentou que estão estudando uma nova rota que vai facilitar a vida dos passageiros.

Os ônibus da nova linha serão menores, com cerca de dez metros, o que deve ajudar a tornar o transporte mais ágil. O pagamento será feito por meio de cartões de transporte, crédito e débito, assim como já funciona em outras linhas do sistema. A cor exata dos novos veículos ainda está sendo decidida, mas a intenção é que seja diferente das demais linhas.

A história do Circular Centro remonta a 10 de setembro de 1981. Em seus melhores dias, a linha transportava até 46 mil passageiros por mês. Ela sempre foi popular para quem queria fazer compras ou passear no centro da cidade, funcionando de segunda a sábado. Em 2020, infelizmente, teve que parar suas atividades por conta da pandemia.

Além do retorno do Circular Centro, a nova concessão do transporte público em Curitiba inclui mais quatro linhas diretas. Essas novas rotas vão facilitar ainda mais o deslocamento dos passageiros. Por exemplo, a linha direta do Terminal Tatuquara até o Terminal Carmo vai evitar que os usuários precisem fazer várias baldeações para chegar ao seu destino. Maia Neto explicou que, antes, a viagem exigia passar pelo Terminal Pinheirinho e pelo Terminal Capão Raso, criando um trajeto bem mais longo.

Outras linhas também estão sendo planejadas com base na demanda. Uma delas é o retorno da linha Aeroporto, que será feita em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná. Essas mudanças prometem tornar o transporte coletivo na cidade mais eficiente e acessível para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo